Notícias

05.05.2023

Festa do Cinema Italiano regressa ao Porto, de 10 a 14 de maio

A Festa do Cinema Italiano regressa em 2023 à cidade do Porto de 10 a 14 de maio e apresenta na Casa das Artes 10 obras de diferentes géneros cinematográficos (ficção, documentário e animação) e ainda um concerto de Nico Farruggia Trio, de entrada livre. 

A Festa arranca com a exibição de A Estranha Comédia da Vida, uma obra de Roberto Andò com a participação do ator Toni Servillo, que interpreta Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília.


No dia 11 de maio, é exibida a coprodução portuguesa Interdito a Cães e Italianos de Alain Ughetto. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Annecy, este filme conta a história de Luigi e os seus irmãos, que partiram da sua aldeia natal para descobrir "La Merica", a fabulosa terra onde os dólares crescem nas árvores. 


Na sexta-feira, dia 12 de maio, são exibidos dois filmes: Las Leonas, de Isabel Achával e Chiara Bondì, obra que estreou no Festival de Veneza com produção de Nanni Moretti, sobre um grupo de mulheres imigrantes em Roma, a maioria delas da América do Sul, unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol; e Laggiù qualcuno mi ama de Mario Martone, um documentário que presta homenagem ao ator e realizador napolitano Massimo Troisi.
 
Já no sábado, dia 13 de maio, é exibido Hermitage - O Poder da Arte, um filme realizado por Michele Mally sobre o quotidiano do Museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia), remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias, com o ator Toni Servillo que guia o espectador e apresenta algumas das melhores obras de arte do mundo. Às 17h30 é apresentado Umberto Eco – La biblioteca del mondo, de Davide Ferrario, um documentário sobre a biblioteca privada do famoso escritor. Para terminar o dia dia e em antestreia o público portuense pode ver Seca, a destemida visão semi-apocalíptica do aclamado realizador Paolo Virzì.


No domingo, é apresentado o filme Frida - Viva la Vida, realizado por Giovanni Troilo, um documentário que destaca as duas almas da artista Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas. Mais tarde é exibido, Marcha sobre Roma, do consagrado crítico, autor e cineasta Mark Cousins sobre a ascensão de Benito Mussolini ao poder (re)vista hoje pela mente inquisitiva de Mark Cousins é apresentado.
 
Ao final da tarde, o Nico Farruggia Trio sobe ao palco da Casa das Artes para um concerto de entrada livre. O canto e a viola de Nicolás Farruggia - acompanhado pelas guitarras de Olmo Marín e pelas percussões de Juan de la Fuente - leva-nos a passear pelas canções italianas dos anos 50 e 60 de Domenico Modugno e Renato Carosone, sem deixar de homenagear grandes artistas mais recentes, como Lucio Dalla e Pino Daniele.


A Festa do Cinema Italiano no Porto termina nessa mesma noite com a antestreia do filme A Viagem de Papa Francisco de Gianfranco Rosi, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo e que estreou no Festival de Veneza.

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Embaixada de Itália em Luanda
Camões
Mibact
Angra do Heroísmo Câmara Municipal
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020