14ª Edição da Festa

Alessandro Rossellini

Realizador "The Rosselinis"

Alessandro, o primeiro neto da maior figura do cinema neorealista, Roberto Rossellini, foi fotógrafo de cena e assistente de produção em filmes de Federico Fellini, Martin Scorsese e David Lynch. Foi também assistente de célebres fotógrafos como Bruce Weber ou Michel Comte, enquanto trabalhava em regime de freelance para publicações como a Vogue ou o jornal La Repubblica. Em 2015, realizou a curta-metragem

documental Viva Ingrid!. 

15ª Edição da Festa

Ninetto Davoli

Ator

Giovanni "Ninetto" Davoli, nascido a 11 de outubro de 1948, é um ator italiano que ficou conhecido pelos seus papéis em vários filmes de Pier Paolo Pasolini. Estreou-se como ator em 1954, quando o realizador Luigi Zampa o escolheu para um pequeno papel em La Romana, ao lado de Gina Lollobrigida, mas a sua verdadeira ascensão no cinema italiano deu-se graças ao encontro, aos 15 anos, com Pier Paolo Pasolini, com quem colabora em nove filmes durante uma longa relação profissional e pessoal.

14ª Edição da Festa

Letizia Battaglia

Fotógrafa

Colocando o seu talento e a sua paixão ao serviço de diversas causas, fotógrafa, realizadora, editora e ambientalista, o seu trabalho destaca-se pelo apaixonado compromisso social e político. É autora de algumas das mais impressionantes fotografias sobre a explosão da violência da máfia nas décadas de 1970, 80 e 90, que fotografou na Sicília, sua terra natal.

15ª Edição da Festa

Gabriele Mainetti

Ator, compositor e produtor

Gabriele Mainetti nasceu em Roma, em1976. É realizador, ator, compositor e produtor de cinema. Depois de realizar as curtas-metragens Basette e Tiger Boy, em 2015 realizou O Meu Nome é Jeeg Robot, produzido pela sua produtora Goon Films e vencedor - entre outros prémios - de sete estatuetas DavidDi Donatello e da Festa do Cinema Italiano2016. Freaks Out é a sua segunda longa-metragem.

14ª Edição da Festa

Roberto Timperi

Fotógrafo

Roberto Timperi é fotógrafo, vive entre Roma e Palermo, onde trabalha no Centro Internazionale di Fotografia. A primeira publicação de Roberto Timperi reúne mais de dez anos de trabalho fotográfico: Àmor, um diário íntimo e uma viagem pela beleza do submundo citadino.Tornou-se mais conhecido do grande público pelas suas colaborações mais recentes com a fotógrafa Letizia Battaglia.

14ª Edição da Festa

Sergio Castellitto

Realizador, Ator

Ator, realizador e argumentista, iniciou a sua carreira cinematográfica ao lado de actores como Marcello Mastroianni e Michel Piccoli em “Il generale dell'armata morta” de Luciano Tovoli.  “Il materiale emotivo” é o seu novo filme enquanto realizador, depois do sucesso internacional de "Fortunata".

15ª Edição da Festa

Marco Bellocchio (Via Zoom)

Realizador

Marco Bellocchio é um conhecido realizador e guionista italiano.  Aos 26 anos realiza o seu primeiro filme, I pugni in tasca, que denuncia já aquelas que vão ser as principais linhas da sua obra, um olhar que se aproxima do pensamento de esquerda e uma visão crítica da sociedade. Além da extensa filmografia, com quase 50 filmes, o realizador é também diretor do Festival de Cinema de Bobbio. 

14ª Edição da Festa

Pietro Castellitto

Realizador, Ator

Pietro Castellitto é um ator, realizador e argumentista italiano, filho do ator Sergio Castellito e da escritora Margaret Mazzantini. Em 2020, realizou o seu primeiro filme, Os Predadores, uma das grandes revelações do 77º Festival de Veneza e vencedor do Prémio Orizzonti para melhor argumento, um cruzamento entre o drama e a mais grotesca commedia all'italiana.

15ª Edição da Festa

Bonifacio Angius

Realizador, argumentista e ator

Bonifacio Angius, nascido em Sassari em 1982, é um realizador, argumentista e ator italiano. É autor de duas longas-metragens e diversas curtas-metragens e, desde 2013, é diretor da produtora Il MonelloFilm. Em 2014 lançou a sua primeira longa-metragem, Perfidia, apresentada no Festival de Locarno que ganhou o prémio do júri jovem do festival. I giganti é a sua mais recente longa-metragem, apresentada na Competição Internacional do 74o Festival de Cinema de Locarno.

14ª Edição da Festa

Andrea Segre

Realizador de "Molecole" e "Welcome Venice"

Realizador de filmes e documentários para cinema e para televisão, é doutorado em Sociologia da Comunicação. Dedica a sua atenção ao tema das migrações e é fundador da ZaLab, um coletivo de seis realizadores e assistentes sociais. Realizou diversos documentários como Marghera Canale Nord (2003), apresentado no 60º Festival de Cinema de Veneza; ou "Il Sangue Verde" (2010), Prémio Cinema Doc na 67ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

15ª Edição da Festa

Stefano Deffenu

Realizador, ator e argumentista

Stefano Deffenu, nascido em Sassari em1978, é argumentista, ator e realizador. Entre 2005 e 2009 escreveu, realizou e interpretou diversas curtas-metragens. Em 2010 co-escreveu e foi o protagonista do filme SaGràscia de Bonifacio Angius e em 2014 é elogiado pela crítica e pelo público enquanto protagonista de Perfidia. Já em

2020 estreia-se na realização de longas-metragens com o filme Ananda.

14ª Edição da Festa

Benedetta Barzini

Protagonista "La scomparsa di mia madre"

Uma das modelos mais conhecidas de Nova Iorque, nos anos 60.  Apareceu na capa da primeira edição da Vogue Itália em novembro de 1964, e foi a primeira italiana a surgir na edição americana da mesma revista. Frequentadora assídua da Factory de Andy Warhol e uma das modelos mais conhecidas na época, decide nessa altura voltar para Itália. Feminista radical, lutou pelos direitos das mulheres na década seguinte tornando-se membro do Partido Comunista Italiano.

15ª Edição da Festa

Michelangelo Frammartino

Realizador

Michelangelo Frammartino nasceu em Milão, em 1968. Tornou-se um nome a ter em conta com o filme As Quatro Voltas, produzido em 2010 e selecionado para a Quinzena dos Realizadores em Cannes. Desde 2005 que é professor de cinema na Universidade de Bergamo e o seu filme mais recente Das Profundezas fez parte da seleção oficial do 78º Festival de Veneza, onde ganhou o Prémio Especial do Júri.

14ª Edição da Festa

Beniamino Barrese

Realizador "La scomparsa di mia madre"

Nascido em 1986, Beniamino Barrese formou-se em Filosofia pela Statale di Milano e doutoramento em Cinema na National Film and Television School no Reino Unido. Trabalha como diretor de fotografia e fotógrafo. O seu trabalho como diretor de fotografia inclui ficção e documentários, publicidade, campanhas de moda, videoclips e curtas-metragens, que percorreram festivais em todo o mundo. La scomparsa di mia madre é a sua primeira longa-metragem como realizador.

15ª Edição da Festa

Silvano Agosti

Realizador

Formou-se em 1962 no Centro Experimental de Cinematografia e nos primeiros anos dedicou-se à montagem de filmes. Realizou o seu primeiro filme em 1967 e assinou mais de 30 filmes, nomeadamente D'amore si vive. Silvano Agosti é ainda proprietário do cinema Azzurro Scipion em Roma, um ponto de encontro para os amantes de cinema de autor na capital italiana.

14ª Edição da Festa

Maurizio Bettini

Escritor, Sociólogo

Sociólogo, antropólogo e escritor italiano. Professor de filosofia clássica na Universidade de Siena e diretor do Centro de Estudos de Antropologia e do Mundo Antigo.  Em 2013 recebeu o Prémio Mondello de Crítica Literária pelo livro Vertere: Un'antropologia della traduzione nella cultura antica.

15ª Edição da Festa

Massimo Coppola

Jornalista e apresentador

Massimo Coppola, nascido em 1971, é o autor e apresentador do programa de culto Avere vent'anni da MTV Italia. Licenciado em Filosofia das Ciências, escreveu para alguns jornais e sites de cultura, nomeadamente o Golem L'indispensabile, dirigido por Umberto Eco. Foi a voz de vários programas de rádio e em 2004 criou Avere vent'anni, um programa que trouxe a juventude italiana para os ecrãs de televisão nos anos de Berlusconi.

14ª Edição da Festa

Nicoletta Dentico

Jornalista e co-presidente do Geneva Global Health Hub

Jornalista e co-presidente do Geneva Global Health Hub, é diretora do programa de saúde global da Sociedade para o Desenvolvimento Internacional (SID), uma organização internacional fundada em 1957 que promove a justiça social. Durante a década de 1990, foi coordenadora nacional de 40 organizações italianas envolvidas numa campanha internacional anti-minas e diretora dos Médicos Sem Fronteiras de Itália.

Júri da Competição Oficial

15ª Edição da Festa

Salvador Sobral

Cantor

Salvador Sobral viveu nos EUA, em Mallorca e Barcelona, onde estudou Jazz durante 2 anos na escola Taller de Musics.  Em 2016, lança o seu primeiro álbum a solo Excuse me e em 2017, participa no Festival da Canção onde interpreta a canção Amar pelos Dois, de autoria de Luísa Sobral, vencedora do Festival da Eurovisão. Desde então, tem sido distinguido com vários prémios e menções e muito aclamado pela imprensa nacional e internacional. 

14ª Edição da Festa

Lorenzo d'Amico De Carvalho

Realizador de "Rua do Prior 41"

O seu trabalho passa pela escrita (I’m Endless Like the Space, 74º Festival de Cinema de Veneza – Giornate degli Autori), e pelo documentário (The Rossellinis, co-realizado por Alessandro Rossellini, vencedor do prémio Nastro d’Argento como Melhor Documentário de Cinema). Também trabalhou como encenador de ópera e teatro.

Júri da Competição Oficial

15ª Edição da Festa

Leonor Teles

Realizadora

Leonor Teles nasceu em 1992 em Vila Franca de Xira. Licenciou-se em Direção e Cinematografia pela Escola Superior de Teatro e Cinema. A sua curta-metragem Balada de um Batráquio (2016) entrou na Competição Oficial do 66º Festival Internacional de Cinema de Berlim e ganhou o Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem. A sua primeira longa, Terra Franca, estreou em 2018 no festival Cinéma du Réel ganhando o SCAM International Award. 

9ª Edição da Festa

Alba Rohrwacher

Actriz

  

Júri da Competição Oficial

15ª Edição da Festa

Pilar del Río

Escritora, Jornalista

Pilar del Río (Sevilha, 1950) é jornalista, escritora e tradutora. Foi casada com o escritor José Saramago, e, desde 2007, dirige a Fundação José Saramago, em Lisboa. Em 2017, recebeu o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura.

12ª Edição da Festa

Alessandro Borghi

Actor​

   

9ª Edição da Festa

Alice Rohrwacher

Realizadora

"O país das maravilhas"

9ª Edição da Festa

Claudio Santamaria

Actor​

    

7ª Edição da Festa

Daniele Luchetti

Realizador

   

2ª Edição da Festa

Davide Manuli

Realizador

  

10ª Edição da Festa

Edoardo Leo

Realizador, Actor

 

2ª Edição da Festa

Elio Germano

Actor​

  

3ª Edição da Festa

Ferzan Özpetek

Realizador

  

2ª Edição da Festa

Gianni di Gregorio

Realizador, Actor

   

6ª Edição da Festa

Marco Tullio Giordana

Realizador

    

3ª Edição da Festa

Marco Bellocchio

Realizador

    

3ª Edição da Festa

Matteo Garrone

Realizador

    

12ª Edição da Festa

Matteo Rovere

Realizador

  

11ª Edição da Festa

Paolo Genovese

Realizador

     

10ª Edição da Festa

Micaela Ramazzotti

Actriz

   

10ª Edição da Festa

Michele Riondino

Actor​

    

4ª Edição da Festa

Paolo Virzì

Realizador

   

5ª Edição da Festa

Pietro Marcello

Realizador

   

8ª Edição da Festa

Pippo del Bono

Realizador, Actor

   

7ª Edição da Festa

Roberto Perpignani

Realizador

     

12ª Edição da Festa

Roberto Andò

Realizador

     

8ª Edição da Festa

Rocco Papelo

Realizador, Actor, Cantor

    

6ª Edição da Festa

Salatore Mereu

Realizador

   

8ª Edição da Festa

Saverio Constanzo

Realizador

    

11ª Edição da Festa

Susanna Nicchiarelli

Realizadora, Actriz

   

3ª Edição da Festa

Vinicio Capossela

Cantor, Compositor

   

3ª Edição da Festa

Vittorio Storaro

Realizador

   

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador principal

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa