Filmes por secção

Panorama

Inéditos em Portugal, e diretamente dos mais prestigiados festivais internacionais, como Cannes, Veneza e Berlim, a Festa do Cinema Italiano traz ao público português as mais recentes obras dos maiores autores de cinema italiano.

Competitiva

Altre Visioni

Altre Visioni - Focus Yuri Ancarani

Apresentado por Da Luz Collective 


Encenação mínima, nenhum ator profissional, músicas batidas ou longos silêncios, cores contrastantes e enquadramentos nítidos: são estes os aspetos que hipnotizam os espectadores ao assistirem aos filmes de Yuri Ancarani, um dos artistas e diretores italianos contemporâneos mais reconhecido no contexto internacional. As obras dele encantam-nos ao mesmo tempo que nos abstraem do fluxo do nosso quotidiano. Ancarani leva-nos para mundos reais, que estão escondidos, omitidos ou simplesmente ignorados: quer sejam os adolescentes da lagoa veneziana (Atlantide, de 2021), os rituais de transe em Haiti (Whipping Zombie, de 2017) ou a opulência relativa à falcoaria em Qatar. (The Challenge, de 2016).


Da Luz Collective é um coletivo de curadores interessados na reflexão, na crítica da visão e do visual na produção artística contemporânea. Da Luz Collective é Filippo De Tomasi, Kasia Sobczak – Wróblewska, Mattia Tosti e Orsola Vannocci Bonsi.

Amarcord - Pier Paolo Pasolini

Homenagem ao realizador Pier Paolo Pasolini no centenário do seu nascimento através de uma retrospetiva da sua obra, colaborações suas, assim como filmes e documentários por si inspirados.

Amarcord

As Décadas do Amor

Um retrato de Itália e do amor, ao longo de cinco décadas, construído através dos olhos dos adolescentes italianos. 


Um programa que se inicia com Comizi d'Amore (Comícios de Amor), de Pier Paolo Pasolini (secção Amarcord) e termina com o mais recente Futura, de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher (secção Panorama), que segue as pisadas de uma longa linhagem de documentaristas e realizadores onde se inclui Luigi Comencini, contratado pela Rai em 1976 para filmar um documentário sobre o amor em Itália.  O resultado foi L'amore in Italia, uma série de investigação de cinco partes exibida em 1978 na Rai Uno - a Festa irá exibir dois episódios. D’amore si vive é um filme de Silvano Agosti que faz o mesmo pelos anos 80, num complexo retrato da juventude mais marginalizada. O festival irá exibir ainda alguns episódios de Avere Ventanni, selecionados pelo criador e apresentador Massimo Coppola, que será convidado da Festa. O programa, transmitido entre 2004 e 2007 na MTV Itália e depois no LA7, foi concebido e realizado por Massimo Coppola e é um retrato da realidade da geração Z.

Sessões Especiais

Sessões Especiais / Ciclo "A Grande Arte no Cinema"

Piccolini

Histórias divertidas com temas muito sérios!  Vamos conhecer crianças que superam todos os obstáculos.

Uma programação do PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa

Il Corto

Extensões

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador principal

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa