Edições Anteriores

14ª Edição da Festa

Ano dedicado a Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano

A Festa do Cinema Italiano fez-se no feminino, dedicando um espaço particular às grandes atrizes e intérpretes do cinema italiano através de Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano, uma retrospetiva (secção Amarcord) em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. A retrospetiva constituída por um ciclo com mais de 15 filmes que fizeram parte dos tempos do cinema mudo até os nossos dias. Foram e são muitas as atrizes italianas que marcaram profundamente o cinema de hoje e que são reconhecidas e admiradas em Itália e em todo o mundo. 



Ver datas e locais

    Cinema São Jorge

    UCI Cinemas 

    Sociedade Nacional de Belas Artes

    Fábrica do Pão - HUB Criativo do Beato

Convidados

Filmes

    Sessão de abertura – antestreia

    Em antestreia portuguesa, o último filme de Nanni Moretti, Tre Piani (Três Andares). Apresentado na seleção oficial do último festival de Cannes, o novo filme de Nanni Moretti foi aplaudido unanimemente pela crítica, que o considerou um dos melhores filmes da carreira do realizador. O realizador, que interpreta o papel de um juiz no filme, convocou um elenco de luxo para Três Andares, composto por Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher e Margherita Buy.


    Sessão de encerramento - antestreia
    A sessão de encerramento da Festa realizou-se no dia 10 de novembro, em Lisboa, e teve a particularidade de ser também a sessão de abertura do Olhares do Mediterrâneo |- Women's Film Festival. Os dois festivais juntaram-se por uma noite, no Cinema São Jorge, para apresentar o filme Le Sorelle Macaluso (As Irmãs Macaluso), terceira longa-metragem da aclamada dramaturga Emma Dante, que conta a história de cinco irmãs e como o tempo atravessa as suas relações e a forma como vivem.


    Antestreias

    Prémio do júri no passado festival de Veneza chega em Portugal La mafia non è più quella di una volta (Era uma Vez a Máfia) de Franco Maresco, divertido e surreal retrato da vida de Palermo através das histórias de quem luta ou de quem convive com as organizações criminosas desta cidade.
    Também do festival de Veneza chega-nos a comédia “negra”, I predatori (Os Predadores), realizado e protagonizado por Pietro Castellitto, filho do mítico ator e realizador italiano, Sergio Castellitto, que também terá um filme nesta edição. O filme conta a história de duas famílias que apesar de serem muito distintas na escala social, algo as une na caótica Roma. Il Materiale Emotivo (Uma Livraria em Paris), de Sergio Castellitto, é uma adaptação da banda desenhada Un Drago a forma di nuvola, criada por Ivo Milazzo e com o argumento original do mestre Ettore Scola. O mesmo tinha intenções de adaptar o livro para o grande ecrã. Uma história delicada sobre os sentimentos e a necessidade de abertura para a vida e para os outros.

    Retrospetiva Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano. 
     
    Sessões especiais: 


    Letizia Battaglia: Exposição de Fotografia e exibição dos filmes Shooting The Mafia e La mafia non è più quella di una volta (Era Uma Vez A Máfia). 
    A Festa fez uma homenagem à fotógrafa Letizia Battaglia, nome incontornável da fotografia italiana e fotojornalista reconhecida no mundo inteiro pelo seu trabalho único em retratar a máfia italiana. Apesar de ter ficado famosa pelas suas fotografias nos meandros da máfia, Battaglia documentou igualmente a vida quotidiana siciliana. A festa contou ainda com o documentário La Scomparsa di Mia Madre, de Beniamino Barrese. Realizado pelo seu filho, o filme conta a história de Benedetta Barzini, ícone de moda nos anos 60 e musa de Andy Warhol, Salvador Dalí e Richard Avedon que tornou-se feminista radical e activista pelos direitos das mulheres.  A Festa apresenta também The Rossellinis, de Alessandro Rossellini. Narrado na primeira pessoa por Alessandro Rossellini, neto do mestre italiano Roberto Rossellini, o filme remonta ao passado para levantar questões íntimas e refletir sobre os diferentes papeis familiares que cada elemento possui. Uma terapia familiar em frente a uma câmara de filmar. Houve também uma reflexão do presente com dois filmes de Andrea Segre: Molecole e Welcome Venice

Eventos

    Exposição de fotográfica "Mafia Passione… Amore"
    De Letizia Battaglia e Roberto Timperiq
    Uma exposição com fotografias de Letizia Battaglia e Roberto Timperi realizada como complemento do documentário Shooting the Mafia, de Kim Longinotto. Dois fotógrafos com experiências estéticas distintas que unem forças e expõem em conjunto o mundo que pretendem retratar. Letizia com as suas fotografias sobre Palermo, a máfia e a beleza. 

    Exposição Fotográfica “PHOTOCALL - Atrizes do Cinema Italiano”

    Atrizes do Cinema Italiano, realizada em colaboração com o Museu de Cinema de Turim. Atrizes do cinema italiano que marcaram ao longo de um século, o cinema italiano através dos seus corpos, os rostos e representação e que se tornaram famosas no mundo inteiro. Uma viagem pela memória coletiva que vai desde os ícones do cinema mudo às estrelas de hoje. 
     
    Cine-Jantar
    Cine-jantar dedicado às trufas, especialmente trufa branca de Alba, à cozinha e aos vinhos da região de Piemonte no âmbito da projeção do filme The Truffle Hunters, de Gregory Kershaw e Michael Dweck, produzido por Luca Guadagnino. 


    Festa Italo Disco - Tributo a Raffaella Carrà 
    Uma homenagem à diva italiana Raffaella Carrà, cantora, apresentadora e atriz italiana, intérprete de êxitos como Que Dolor e Hay que venir al sur com a exibição do filme Explota, explota, de Nacho Álvarez, e a realização de uma festa temática com concertos espetáculo burlesque.

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020