Edições Anteriores
2ª Edição da Festa
Com a presença do actor Elio Germano
A segunda edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano arrancou a 2 de Abril. Ao longo de oito dias passou pelo Cinema King, em Lisboa e pelo Cinema do Campo Alegre no Porto, vinte filmes entre longas e curtas metragens. O melhor cinema italiano actual regressou a Portugal, com ficção, documentário e pela primeira vez com uma abordagem às séries televisivas italianas, um fenómeno de crescente popularidade naquele país.
A abertura da Festa do Cinema Italiano aconteceu com uma festa de entrada livre no Intermezzo Bar, na Rua Garret.
A festa contou com Elio Germano, o actor italiano foi convidado do festival e veio apresentar o filme de abertura Il passato è una terra straniera de Daniele Vicari, do qual é protagonista. Germano apresentou também Tutta la vita davanti de Paolo Virzì.
Foram exibidos as antestreias Pranzo di Ferragosto de Gianni Di Gregorio e Crimini: Disegno di sangue e Lascia perdere, Johnny! de Fabrizio Bentivoglio.
A Cinemateca associou-se novamente à 8 ½ Festa do Cinema Italiano organizando durante os meses de Abril e Maio um ciclo de cinema que deu a conhecer um conjunto de filmes de autores oriundos da Sardenha, admirados ou premiados nos festivais, aconselhados pela crítica, vistos com atenção pelo público italiano. Disamistade – Inimicizia de Gianfranco Cabiddu o filme que abriu este ciclo, que foi apresentado pelo realizador.
ates com o público.