Edições Anteriores
13ª Festa do Cinema Italiano 2020
Edição dedicada Federico Fellini!
Em 2020 a Festa do Cinema Italiano abriu com Pinocchio (Pinóquio), Matteo Garrone e fechou com Gli anni più belli (Às Coisas que nos Fazem Felizes), de Gabriele Muccino. Este ano, o festival comemorou o centenário do nascimento de Federico Fellini, através de uma retrospetiva integral da obra do mestre italiano, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.
Filmes
Apesar das dificuldades que o mundo do cinema enfrentou nestes tempos confusos, ainda assim decidimos realizar a 13a da Festa do Cinema Italiano,
devido à sua importância histórica e pela qualidade do cinema italiano que merece o seu destaque no panorama cultural.
A Festa do Cinema Italiano manteve o mesmo espírito acolhedor, curioso e transversal das edições anteriores, exibindo um conjunto de filmes
italianos, aclamados pela crítica internacional e alguns dos maiores sucessos de bilheteira em Itália.
Em relação à programação, da secção das antestreias destacamos Pinóquio, o último filme do consagrado realizador Matteo Garrone e protagonizado por Roberto Benigni; Às Coisas que nos Fazem Felizes, melodrama de Gabriele Muccino (Em Busca da Felicidade); a divertida comédia Momenti di
trascurabile felicità de Daniele Luchetti e uma das surpresas do último festival de Berlim, Favolacce (Bad Tales) dos irmãos Damiano e Fabio D’Innocenzo.
Por último, mas não menos importante, o filme Un Figlio de Nome Erasmus, uma comédia italiana filmada inteiramente em Portugal protagonizada pela jovem atriz Filipa Pinto.
Houve ainda a retrospetiva Tutto Fellini dedicada ao mestre Federico Fellini, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, por ocasião do centenário do seu nascimento. A passagem de toda a filmografia completa do mestre italiano, desde os clássicos às obras inéditas como programas de televisão ou o documentário com Wes Anderson dedicado ao realizador.
Tal como nos anos anteriores, houve espaço na programação para outras formas de expressão artística da cultura italiana. A pintura esteve em foco nos documentários Eu, Leonardo em ocasião do 500 anos do nascimento do génio renascentista Leonardo da Vinci e Il Peccato - il furore di Michelangelo (O Pecado) do consagrado autor Andrei Konchalovsky sobre o pintor e escultor Michelangelo.