Edições Anteriores
5ª Festa do Cinema Italiano 2012
Pietro Marcello em foco
8 ½ teve a presença de Emanuele Crialese.
This Must Be The Place, o filme que marcou a primeira incursão de Paolo Sorrentino nos EUA, protagonizado por Sean Penn, foi exibido na Sessão de Abertura de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.
Igualmente, Corpo celeste, de Alice Rohrwacher, apresentado pelo teólogo José Rui Teixeira e, Il primo uomo, a tocante adaptação do realizador Gianni Amelio ao livro de Albert Camus, apresentada pela jornalista e documentarista, Diana Andringa.
Pietro Marcello, realizador em foco na 5ª edição, veio à Festa para duas sessões muito especiais: Il silenzio di pelesjan, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema apresentou juntamente com o realizador João Pedro Rodrigues os multipremiados filmes La bocca del lupo e Il passaggio della linea.
O colectivo de artistas plásticos e vídeo-artistas, Flatform, conduziu uma masterclass, antecedida pela projecção de seis vídeos representativos do trabalho inovador que têm desenvolvido nos últimos anos.
A Sessão de Encerramento foi com o mais recente filme de Emanuele Crialese, Terraferma, premiado no Festival de Veneza 2011, candidato italiano aos Óscares de Melhor Filme Estrangeiro em 2012 e que descreve a Sicília migrante tornada hoje terra de acolhimento.