Notícias
Programa especial Istituto Italiano di Cultura di Lisbona
A Festa do Cinema Italiano e o Istituto Italiano di Cultura di Lisbona colaboram numa programação a decorrer na Sala 2 do Cinema São Jorge.
Programa especial Istituto Italiano di Cultura di Lisbona
Quinta-feira, 30 de março - 17:45 | Il design incontra le mani
Em colaboração com The 3rd Floor. Evento em inglês.
Projeções dos filmes-documentário Latta e café e Le Radici e le Ali.
Com a presença do convidado Emmanuel Babled
As projeções inserem-se no projeto cinematográfico “Design e artesanato”, que surge de uma ideia de Emmanuel Babled, organizado pelo Istituto Italiano di Cultura di Lisbona e pelo The 3rd Floor.
A seleção de filmes-documentário foi feita por Silvia Robertazzi e Porzia Bergamasco, do Milano Design Film Festival, e testemunham o fio condutor que liga a ideia à matéria prima, a elaboração do artefacto à produção industrial, enfrentando temas de educação, das produções ligadas ao território, da ligação entre arte e matéria.
O título da terceira sessão é “Genius loci” e introduz o público da Festa do Cinema Italiano a duas grandes figuras do design italiano:
- Ricardo Dalisi, artesão e figura de destaque do panorama artístico internacional que soube conjugar o trabalho em escala industrial com a pequena produção, está entre os fundadores da contra-escola de arquitectura e design que nos anos 70 reuniu todas as vanguardas da arquitetura radical: a Global Tools;
- Antonio Aricò, paradigma de uma tendência contemporânea de que Itália é representante: a da produção artística artesanal de qualidade.
Quinta-feira, 30 de março - 21:00 | Focus Rä di Martino: exibição do filme Controfigura
O trabalho desenvolvido pela artista Rä di Martino (1975, Roma) gira em torno da investigação da perceção do real e da ficção, bem como da absurdidade de representar ambas as perceções em simultâneo.
Os seus filmes, instalações-vídeo e fotografias têm estado em exposição em várias instituições, museus e festivais de cinema internacionais de renome, nomeadamente no Festival de Cinema de Veneza, no Tate Modern, em Londres, no MAXXI, em Roma, no Museu del '900, em Florença, no MALI em Lima, e no Quadriennale di Roma.
Sexta-feira, 31 de março - 18:30 | Conversa com o escritor Alessio Forgione e Livia Apa
Em colaboração com a livraria Piena | Evento em italiano.
Nápoles será o fio condutor que nos acompanhará nos romances de Alessio Forgione, pelas estradas emaranhadas dos mundos urbanos que se transformam em mundos interiores. Este encontro é um convite a conhecer a escrita de Forgione que, na narração de fracassos e conquistas, cria um novo, impetuoso léxico familiar do nosso tempo.
Curadoria de Da Luz Collective
Da Luz Collective é um coletivo internacional de curadores baseado em Lisboa, interessados na reflexão, na crítica da visão e do visual na produção artística contemporânea.
O grupo é composto por Filippo De Tomasi, Kasia Sobczak – Wróblewska, Mattia Tosti e Orsola Vannocci Bonsi.
Sábado, 1 de abril e Domingo, 2 de abril - Todo o dia | MEDWAYS Vídeo-instalação de Davide Rapp.
Sábado, 1 de abril e Domingo, 2 de abril 11:00 | Programação infantil
Em colaboração com o IIC e Piena Libreria
Eles são o futuro. Por isso, a Festa do Cinema Italiano planeou uma mão cheia de atividades para os mais novos. Esta será uma oportunidade imperdível para os pequenos conhecerem e explorarem o mundo infantil em Itália.
Nos dias 1 e 2 de abril, estão todos convidados a assistir a leituras encenadas do clássico Fiabe Italiane de Italo Calvino e a participar num workshop criativo com a artista Giulia Cellino.
Com a participação do argumentista, ator e realizador Fausto Romano, uma colaboração com o Istituto Italiano di Cultura di Lisbona e a livraria Piena.
FÁBULAS ITALIANAS - Homenagem a Italo Calvino no centenário do seu nascimento
“As fábulas são verdadeiras!”: é esta a conclusão à qual chega Italo Calvino depois de ter recolhido mais de 200 fábulas de cada parte de Itália. Antigamente, estas histórias não eram só para crianças, tinham origem e eram transmitidas pela boca dos adultos e eram para toda a gente. Através de reis, rainhas, diabos, camponeses, fadas, bruxas, bosques e feitiços, conhecemo-nos melhor a nós próprios e crescemos, encontramos o bem e o mal, pois a vida é composta por luz e sombras que é preciso conhecer para nos tornarmos adultos. Neste mundo tão difícil de navegar, as fábulas são o mar em que nos atiramos para descobrir tesouros escondidos.
Estas histórias mágicas eram contadas à volta da fogueira, eram a festa de uma comunidade, por isso o espetáculo das "Fábulas italianas”, na celebração do centenário do nascimento de Italo Calvino, representa a possibilidade de acender de novo esse fogo, de nos reunirmos à sua volta, para nos aquecer através da imaginação. A voz e o corpo destas leituras será Fausto Romano (ator, encenador, escritor e realizador),
acompanhado pela concertina poética da música portuguesa Eva Parmenter.
A seguir, a ilustradora Giulia Cellino realizará uma atividade baseada numa das fábulas de Italo Calvino: com papéis e canetas coloridas, inspirando-se num fruto à escolha, as crianças poderão criar a sua própria personagem e uma história através dos desenhos, experimentando a narração ilustrada e inventando assim uma versão pessoal da fábula. No final da oficina, haverá um momento de partilha das criações entre os participantes.
Sábado, 1 de abril - 15:00 às 16:30, 18:00 às 19:30, Domingo, 2 de abril - 15:00 às 16:30, 18:30 às 19:30 e Segunda-feira, 3 de abril - 18:30 - 19:30 | Cinema Italiano com óculos de Realidade Virtual
Apresentamos um conjunto de títulos italianos, produzidos desde 2016 até hoje, selecionados por Davide Rapp, realizador e autor do filme de montagem “Montegelato”. Dentro de um panorama ainda pouco incentivado ao desenvolvimento de experiências de realidade virtual, aumentada e mista, emergem alguns talentos novos e interessantes, virados para a realização de documentários e filmes de ficção a 360o. Uma oportunidade para descobrir uma dimensão inovadora e tecnologicamente avançada do cinema italiano contemporâneo.
Sábado, 1 de abril - 17:00 | Encontro sobre Realidade Virtual
Com a presença do realizador Davide Rapp e do investigador Giovanni Saponaro
(HIPÁCIA - Associação dos Investigadores Italianos em Portugal).
Domingo, 2 de abril - 16:30 | MEDWAYS. As vias do Mediterrâneo
Com Alessia Allegri, Caterina Anastasia e Davide Rapp
Qual é o sentido escondido do Mediterrâneo, que produz uma irresistível força de atração e estimula imaginários de beleza e felicidade? Como é possível que esse mesmo lugar, cenário de conflitos tremendos, onde nada parece funcionar como deveria e tudo parece “arranjado”, em que a gestão pública está muitas vezes à mercê da casualidade e de contatos interpessoais, seja também o lugar mais desejado para viajar, passar uma temporada ou até a vida toda?
É sobre isso que se debruçarão Caterina Anastasia e Alessia Allegri (arquitetas e professoras da Universidade de Lisboa) em diálogo com o artista Davide Rapp, numa conversa que apresentará o projeto de vídeo-arte “MEDWAYS” e uma seleção de curtas-metragens que estiveram na base desta obra, caminhos nas Vias do Mediterrâneo.
A investigação, conduzida pelo professor Mosè Ricci (Centro Linceo Interdisciplinare Beniamino Segre) e galardoado da Accademia Nazionale dei Lincei, recolhe vozes e narrações de todas as regiões da bacia mediterrânea, com o objetivo de explorar o sentido, a natureza e os mitos do Mar do Meio, para mitigar o risco do seu cancelamento e realizar um Atlas pós-moderno de consulta livre.
Terça-feira, 4 de abril - 18:30 | Encontro de videoarte The Cute and The Useful, de The Cool Couple
Conversa com os realizadores e Alberta Romano. Evento em inglês.
Projeção do filme-documentário The Cute and The Useful e apresentação do volume homónimo, com a presença do duo artístico The Cool Couple (Simone Santilli e Niccolò Benetton) e de Alberta Romano (curadora da Kunsthalle Lissabon), co-autora e coordenadora do volume.
Desde a primeira permanência na Fundação Nirox, na África do Sul, os The Cool Cuple ficaram a conhecer o conceito de “conservation by utilization", princípio que garante a sobrevivência das espécies animais através da sua comercialização. Na África do Sul, muitas espécies em risco de extinção representam verdadeiros bens, possuídos e geridos por sujeitos públicos ou privados. Este sistema, muito embora símbolo de um capitalismo sem fronteiras éticas, transformou a República da África do Sul na única nação em que os animais selvagens prosperam, apesar das ameaças climáticas e da caça ilegal. As implicações éticas, filosóficas, culturais e sobretudo ambientais disto estão na base da produção do filme-documentário The Cute and The Useful e de uma obra (publicada pela editora Nero Editions) que reúne textos e imagens sobre o tema.
Quarta-feira, 5 de abril - 17:00 às 18:00 e Quinta-feira, 6 de abril - 17:00 às 18:00 | Sì Viaggiare. Aulas de italiano para principiantes, com a professora Elisabetta Maino
Entrada livre.
O tema das aulas será a viagem. As duas aulas são diferentes, pelo que quem participa poderá optar por frequentar apenas uma ou ambas.