Eventos

Lisboa UCI Cinemas - El Corte Inglés

10.04.2025  quinta 16.04.2025  quarta

Ópera na Tela

Dos Grandes Palcos Italianos para o Grande Ecrã

O ciclo Ópera na Tela, rende tributo a alguns dos mais importantes compositores da história e arranca com a projecção de La Forza del Destino no dia 12 de Abril às 18h no UCI Cinemas El Corte Inglès com apresentação de Jorge Rodrigues, Coralista do Teatro Nacional de São Carlos, anfitrião do Festival ao Largo, encenador, radialista e especialista em ópera.

La Forza del Destino, Giuseppe Verdi
Melodrama em quatro atos, Itália, 2024, 233’
Orquestra e Coro do Teatro Alla Scala de Milão
Com: Fabrizio Beggi, Anna Netrebko,  Elena Stikhina, Ludovic Tézier, Amartuvshin Enkhbat, Brian Jagde, Luciano Ganci, Vasilisa Berzhanskaya


Riccardo Chailly inaugura a temporada 2024/2025 do Teatro alla Scala com uma nova produção de La forza del destino. Composta por Giuseppe Verdi em 1862 em São Petersburgo e estreada na Scala em 1869 com a famosa Sinfonia, esta obra dramaticamente complexa explora o tema do destino, através dos conflitos e desgraças dos seus protagonistas. Conhecida por algumas das melodias mais memoráveis de Verdi. Com a encenação de Leo Muscato e um elenco de prestígio, esta nova produção promete ser um dos eventos mais aguardados da temporada.

Realização: Leo Muscato
Maestro: Riccardo Chailly
Dia 12 de Abril às 18h. Com apresentação de Jorge Rodrigues


La Rondine, Giacomo Puccini
Comédia lírica em três atos, Itália, 2024, 160’’
Orquestra e Coro do Teatro Alla Scala de Milão

Com: Mariangela Sicilia, Rosalia Cid, Matteo Lippi, Giovanni Sala


No centenário da sua composição, Riccardo Chailly dirige La rondine, um dos títulos menos conhecidos de Puccini, que estreia no Teatro alla Scala em 2024. Inicialmente composta como opereta em 1914, a obra estreou em 1917 em Monte-Carlo após várias mudanças devido à Primeira Guerra Mundial. Caracterizada por uma melancolia angustiante e uma elegância refinada, esta nova produção conta com a encenação de Irina Brook e o talento das vozes italianas Mariangela Sicilia, Matteo Lippi e Giovanni Sala.


Realização: Irina Brook
Maestro: Riccardo Chailly

Dia 14 de Abril às 19h. Com apresentação de Elisabetta Maino 


La Traviata, Giuseppe Verdi
Ópera em três atos, Itália, 2021, 125’

Orquestra e Coro do Teatro dell' Opera de Roma

Com: Lisette Oropesa, Saimir Pirgu, Roberto Frontali, Anastasia Boldyreva, Angela Schisano, Rodrigo Ortiz, Roberto Accurso


No filme-ópera La Traviata dirigido por Mario Martone no Teatro dell' Opera di Roma, a obra-prima de Verdi mistura-se com o cinema, graças à direção musical de Daniele Gatti e à Orquestra do Teatro da Ópera de Roma. Inspirada no romance La Dame aux camélias de Dumas filho, conta a trágica paixão entre Alfredo e Violetta, marcada por sacrifícios e incompreensões. Martone renova a tradição, criando uma visão moderna e poderosa deste eterno drama verdiano.


Realização: Mario Martone
Maestro: Daniele Gatti

Dia 16 de Abril às 19h. Com apresentação de Cátia Sousa

Organização

Il Sorpasso

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinador Principal

BNP Paribas

Viatura oficial

Fiat

Patrocinadores

Mapei

Mecenas

PLMJ

Apoios à programação

CaixaForum+

Parceria Estratégica

Lisboa Cultura

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros Media

RTP 2

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Transfer partner

My Air Bridge

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Apoio

Polo Cultural Gaivotas | Boavista

Apoio a Eventos Paralelos

Jardins do Bombarda
Gala Cri Cri

Parceiros de Programação: Cidades

Espalhafitas
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020