Notícias
O melhor do cinema italiano regressa a Almada
A Festa do Cinema Italiano regressa hoje a Almada, onde permanece até dia 26 de abril. Conheça os destaques em exibição no Auditório Fernando Lopes Graça.
Em Almada, a Festa do Cinema Italiano realiza-se nos dias 5, 12, 19 e 26 de abril e apresenta cinco obras de diferentes géneros cinematográficos, ficção, documentário e animação.
Em antestreia é apresentado no dia 5 de abril, às 21h00, Il signore delle formiche realizado por Gianni Amelio, um filme passado em Itália nos anos 60 e baseado em factos verídicos, sobre o escândalo em volta do intelectual italiano Aldo Braibanti, condenado por envolvimento sexual com um dos seus jovens alunos. Estreado e premiado no Festival de Veneza, um vigoroso retrato histórico que reflete sobre a intolerância institucional de ontem e hoje.
Já no dia 12 de abril, é exibida a co-produção portuguesa Interdito a Cães e Italianos de Alain Ughetto. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Annecy, este filme conta a história de Luigi e os seus irmãos, que partiram da sua aldeia natal para descobrir "La Merica", a fabulosa terra onde os
dólares crescem nas árvores.
O filme Ennio, o Maestro de Giuseppe Tornatore, que recentemente estreou nas salas de cinema portuguesas, sobre o compositor Ennio Morricone, é apresentado na quarta-feira, dia 19 de abril.
Por fim, no dia 26 de abril, é programada uma sessão dedicada às escolas com o filme Bangla, uma primeira obra de Phaim Bhuiyan, realizador e protagonista, que se inspira na sua própria vida para contar a história de um rapaz de 22 anos, com origens no Bangladesh, mas que vive nos subúrbios de Roma. Bangla venceu o Prémio do Público na Festa do Cinema Italiano 2019.
À noite, é exibida mais uma antestreia: A Estranha Comédia da Vida de Roberto Andò com a participação do ator Toni Servillo, que interpreta Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília.
Este ano não falta nada para dizer: Festa do Cinema Italiano, uma viagem que não se esquece.