Notícias
Mastroianni 100 - Homenagem pelo centenário de Marcello Mastroianni
Uma homenagem em tom lusitano pelo centenário de Marcello Mastroianni, evocando a sua passagem por Portugal através do cinema e da fotografia. Para percorrer no histórico Cinema São Jorge.
Esta homenagem inclui uma projeção de filmes que exploram as diferentes facetas da sua presença no país: desde a adaptação cinematográfica da obra de Antonio Tabucchi, ao seu papel como alter ego de Manoel de Oliveira, até a um documentário íntimo e revelador, filmado em Portugal, onde Mastroianni se redescobre diante da câmara. Juntamente, a estreia inédita de um documentário que celebra os 30 anos de Afirma Pereira, através de memórias partilhadas que revisitam essa época. Paralelamente, uma exposição fotográfica imortaliza esse percurso, oferecendo um registo visual único da sua ligação a Portugal. Uma viagem cinematográfica e fotográfica ao universo de um dos maiores ícones do cinema mundial.
Em parceria com a Jean Vigo International, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Maria José de Lencastre Tabucchi e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
Afirma Pereira, Roberto Faenza
Viagem ao Princípio do Mundo, Manoel de Oliveira
Mi ricordo, sì, io mi ricordo, Anna Maria Tatò
Sostiene Pereira 30º anniversario, Antonio Pelliccia
Marcello… vem cá!
Para descobrir no Cinema São Jorge, em colaboração com o Arquivo Fotográfico da Cineteca Nazionale, a exposição “Marcello, come here… Cent’anni e oltre cento volte Mastroianni” (Marcello, come here… Cem anos e mais de cem vezes Mastroianni) propõe uma viagem envolvente através de imagens em grande formato, oferecendo um retrato fascinante do ator.
Um Mastroianni intimista, que reflete sobre os seus colaboradores, as suas paixões e a sua relação singular com Federico Fellini, desmistificando o estereótipo do latin lover e revelando-se na sua elegância única e irrepetível.
Paralelamente, no Cinema Fernando Lopes uma amostra de filmes com o grande ator como protagonista, de Fellini a Taviani, passando por Scola.
8 e ½, Federico Fellini
La Dolce Vita, Federico Fellini
Una giornata particolare, Ettore Scola
Que Viva a Revolução!, Paolo e Vittorio Taviani