Notícias

27.03.2024

Convidados Festa do Cinema Italiano 2024

Os atores Jasmine Trinca, Benedetta Porcaroli e Riccardo Scamarcio, a realizadora Emma Dante, o argumentista Sandro Veronesi e o músico Massimo Zamboni são alguns dos convidados da Festa!

Jasmine Trinca, uma das atrizes italianas mais notáveis e representativas da sua geração, vai marcar presença na Festa do Cinema Italiano 2024, que começa já no próximo dia 12 de abril, em Lisboa. A atriz vai apresentar o filme "La Nouvelle Femme", onde interpreta a pedagoga Maria Montessori e a série televisiva de grande sucesso em Itália, "La Storia" baseada no livro da Elsa Morante e dirigida por Francesca Archibugi. 

 
A realizadora Emma Dante marca também presença em Lisboa para apresentar o seu mais recente título "Misericórdia", um filme que vai ser apresentado em antestreia no nosso país e que é um impactante retrato de uma comunidade de mulheres na Sicília e as suas lutas diárias num mundo de desigualdade e violência. Emma Dante, é uma das mais importantes encenadoras no panorama artístico italiano e internacional, e tem feito ela própria um fascinante percurso como realizadora. 
 
O ator Riccardo Scamarcio vai estar na capital portuguesa para apresentar "A Sombra de Caravaggio", onde contracenou com grandes estrelas como Isabelle Huppert e Louis Garrel. Neste filme realizado por Michele Placido, sobre um dos mais notáveis pintores italianos, o espetador mergulha na essência deste ícone fascinante e universal, onde o génio e a indisciplina coexistem para dar uma personagem intemporal. 
 
Benedetta Porcaroli, uma atriz que se está a consagrar como uma das grandes revelações do panorama cinematográfico contemporâneo italiano, junta-se a nós em Lisboa para apresentar "Enea" e "Vangelo Secondo Maria". A atriz, shooting star na Berlinale, ficou conhecida após interpretar Chiara na série da Netflix "Baby" e será a próxima Angélica na muito esperada série "Gattopardo", além de já ter trabalhado com muitos dos grandes realizadores de cinema italianos na sua jovem idade.
 
O escritor Sandro Veronesi será outra das presenças marcantes do Festival. Autor de obras de grande sucesso como "O Colibri" e "Caos Calmo", Veronesi apresentará na Festa do Cinema Italiano 2024 "Comandante", realizado por Eduardo de Angelis, no qual trabalhou como argumentista, obra que abriu a última edição do Festival de Veneza e que gerou uma grande polémica em Itália, ao retratar a história de um comandante de submarinos durante o fascismo de Mussolini. Esta será mais uma antestreia no nosso país.
 
Este ano, a Festa traz a Lisboa músicos emblemáticos italianos, como Massimo Zamboni, figura incontornável do punk italiano e fundador das bandas CCCP e CSI, que apresenta no dia 19 de abril, no Cinema São Jorge, um espetáculo acompanhado por convidados, canções e leituras, em italiano e em português, para refletir sobre duas datas simbólicas e sinónimas de revolução em Itália e Portugal: 25 de Abril, de 1945 e de 1974.
 
A Festa acolhe ainda o duo Colapesce Dimartino, grande sucesso do Festival de Sanremo, uma das bandas emergentes italianas mais famosas no momento. O duo apresenta ainda o filme por si protagonizado, "La Primavera della mia vita", um road-trip que conta a história rocambolesca de dois amigos com um passado musical em comum e um futuro todo por escrever. No final da sessão, haverá uma conversa e um encontro musical acústico.

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020