Notícias

08.04.2024

Convidados da Festa do Cinema Italiano 2024

Este ano, a Festa do Cinema Italiano irá receber alguns dos maiores talentos da cinematografia italiana, tanto autores e atores estabelecidos como novas revelações, grandes escritores, músicos e DJs que se estão a demarcar na cena musical italiana e produtores de cinema. 

O ator Riccardo Scamarcio vai estar na capital portuguesa para apresentar A Sombra de Caravaggio, onde contracenou com grandes estrelas como Isabelle Huppert e Louis Garrel. Neste filme realizado por Michele Placido, sobre um dos mais notáveis pintores italianos, o espetador mergulha na essência deste ícone fascinante e universal, onde o génio e a indisciplina coexistem para dar uma personagem intemporal.


Jasmine Trinca, uma das atrizes italianas mais notáveis e representativas da sua geração, vai marcar presença na apresentação o filme Maria Montessori, onde interpreta a pedagoga Maria Montessori e a série televisiva de grande sucesso em Itália, La Storia, protagonizada pela propria, baseada no livro da Elsa Morante e dirigida por Francesca Archibugi. 
 
A realizadora Emma Dante marca também presença em Lisboa para apresentar o seu mais recente título Misericórdia, um filme que vai ser apresentado em antestreia no nosso país e que é um impactante retrato de uma comunidade de mulheres na Sicília e as suas lutas diárias num mundo de desigualdade e violência. Emma Dante, é uma das mais importantes encenadoras no panorama artístico italiano e internacional, e tem feito ela própria um fascinante percurso como realizadora. 


Benedetta Porcaroli, uma atriz que se está a consagrar como uma das grandes revelações do panorama cinematográfico contemporâneo italiano, junta-se a nós em Lisboa para apresentar Enea e Vangelo secondo Maria. A atriz, shooting star na Berlinale, ficou conhecida após interpretar Chiara na série da Netflix "Baby" e será a próxima Angélica na muito esperada série "Gattopardo", além de já ter trabalhado com muitos dos grandes realizadores de cinema italianos na sua jovem idade.



O escritor Sandro Veronesi será outra das presenças marcantes do Festival. Autor de obras de grande sucesso como "O Colibri" e "Caos Calmo", Veronesi apresentará na Festa Comandante, filme realizado por Eduardo de Angelis que se baseou na sua obra homónima. Este filme abriu a última edição do Festival de Veneza e gerou uma grande polémica em Itália, ao retratar a história de um comandante de submarinos durante o fascismo de Mussolini. Esta será mais uma antestreia no nosso país.


Este ano, a Festa traz a Lisboa músicos emblemáticos italianos, como Massimo Zamboni, figura incontornável do punk italiano e fundador das bandas CCCP e CSI, que apresenta no dia 19 de abril, no Cinema São Jorge, um espetáculo acompanhado por convidados, canções e leituras, em italiano e em português, para refletir sobre duas datas simbólicas e sinónimas de revolução em Itália e Portugal: 25 de Abril, de 1945 e de 1974.


A Festa acolhe ainda o duo Colapesce Dimartino, grande sucesso do Festival de Sanremo, uma das bandas emergentes italianas mais famosas no momento. À dupla junta-se o realizador  Zavvo Nicolosi, que realizou o filme La primavera della mia vita, um road-trip protagonizado por Colapesce Dimartino que conta a história rocambolesca de dois amigos com um passado musical em comum e um futuro todo por escrever. No final da sessão, haverá uma conversa e um encontro musical acústico.
 
A Festa de Abertura desta edição, que se realiza no dia 13 de abril no Musicbox, em Lisboa, contará com a presença de Napoli Segreta, grupo responsável pelo projecto NU GENEA, que já tocou em festivais como Paredes de Coura e MEO Kalorama. Nesta noite, os Napoli Segreta vão apresentar uma viagem musical pelo cenário sonoro de Nápoles, com uma variedade de géneros que fundem o soul, o disco, o funk, o blues, o wave, o afro-bear e o boogie, com letras em dialeto napolitano, faixas instrumentais e covers inesperadas.


Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020