Notícias
Convidados da Festa do Cinema Italiano 2024
Este ano, a Festa do Cinema Italiano irá receber alguns dos maiores talentos da cinematografia italiana, tanto autores e atores estabelecidos como novas revelações, grandes escritores, músicos e DJs que se estão a demarcar na cena musical italiana e produtores de cinema.
O ator Riccardo Scamarcio vai estar na capital portuguesa para apresentar A Sombra de Caravaggio, onde contracenou com grandes estrelas como Isabelle Huppert e Louis Garrel. Neste filme realizado por Michele Placido, sobre um dos mais notáveis pintores italianos, o espetador mergulha na essência deste ícone fascinante e universal, onde o génio e a indisciplina coexistem para dar uma personagem intemporal.
Jasmine Trinca, uma das atrizes italianas mais notáveis e representativas da sua geração, vai marcar presença na apresentação o filme Maria Montessori, onde interpreta a pedagoga Maria Montessori e a série televisiva de grande sucesso em Itália, La Storia, protagonizada pela propria, baseada no livro da Elsa Morante e dirigida por Francesca Archibugi.
A realizadora Emma Dante marca também presença em Lisboa para apresentar o seu mais recente título Misericórdia, um filme que vai ser apresentado em antestreia no nosso país e que é um impactante retrato de uma comunidade de mulheres na Sicília e as suas lutas diárias num mundo de desigualdade e violência. Emma Dante, é uma das mais importantes encenadoras no panorama artístico italiano e internacional, e tem feito ela própria um fascinante percurso como realizadora.
Benedetta Porcaroli, uma atriz que se está a consagrar como uma das grandes revelações do panorama cinematográfico contemporâneo italiano, junta-se a nós em Lisboa para apresentar Enea e Vangelo secondo Maria. A atriz, shooting star na Berlinale, ficou conhecida após interpretar Chiara na série da Netflix "Baby" e será a próxima Angélica na muito esperada série "Gattopardo", além de já ter trabalhado com muitos dos grandes realizadores de cinema italianos na sua jovem idade.
O escritor Sandro Veronesi será outra das presenças marcantes do Festival. Autor de obras de grande sucesso como "O Colibri" e "Caos Calmo", Veronesi apresentará na Festa Comandante, filme realizado por Eduardo de Angelis que se baseou na sua obra homónima. Este filme abriu a última edição do Festival de Veneza e gerou uma grande polémica em Itália, ao retratar a história de um comandante de submarinos durante o fascismo de Mussolini. Esta será mais uma antestreia no nosso país.
Este ano, a Festa traz a Lisboa músicos emblemáticos italianos, como Massimo Zamboni, figura incontornável do punk italiano e fundador das bandas CCCP e CSI, que apresenta no dia 19 de abril, no Cinema São Jorge, um espetáculo acompanhado por convidados, canções e leituras, em italiano e em português, para refletir sobre duas datas simbólicas e sinónimas de revolução em Itália e Portugal: 25 de Abril, de 1945 e de 1974.
A Festa acolhe ainda o duo Colapesce Dimartino, grande sucesso do Festival de Sanremo, uma das bandas emergentes italianas mais famosas no momento. À dupla junta-se o realizador Zavvo Nicolosi, que realizou o filme La primavera della mia vita, um road-trip protagonizado por Colapesce Dimartino que conta a história rocambolesca de dois amigos com um passado musical em comum e um futuro todo por escrever. No final da sessão, haverá uma conversa e um encontro musical acústico.
A Festa de Abertura desta edição, que se realiza no dia 13 de abril no Musicbox, em Lisboa, contará com a presença de Napoli Segreta, grupo responsável pelo projecto NU GENEA, que já tocou em festivais como Paredes de Coura e MEO Kalorama. Nesta noite, os Napoli Segreta vão apresentar uma viagem musical pelo cenário sonoro de Nápoles, com uma variedade de géneros que fundem o soul, o disco, o funk, o blues, o wave, o afro-bear e o boogie, com letras em dialeto napolitano, faixas instrumentais e covers inesperadas.