Notícias

11.04.2023

TAGV abre portas à Festa do Cinema Italiano em Coimbra, a partir de hoje

Em Coimbra, a Festa realiza-se de 11 a 13 de abril, no Teatro Académico de Gil Vicente e apresenta oito obras de diferentes géneros.

Animação, documentário, curtas-metragens e biopic. Por estes dias, a arte chega ao público conimbricense, através de filmes sobre a vida e obra de grandes pintores, como Frida Kahlo e Modigliani, o compositor Ennio Morricone, o dramaturgo Pirandello, Dante e ainda um filme sobre o Papa Francisco.


Para o arranque da Festa no dia 11 de abril, às 15h é apresentado um conjunto de cinco curtas-metragens e às 18h é exibido o filme Frida de Giovanni Troilo, um documentário que destaca as duas almas da artista Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas.


À noite, é apresentado em antestreia a obra A Estranha Comédia da Vida de Roberto Andò com a participação do ator Toni Servillo, que interpreta Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília.

Na quarta-feira, dia 12 de abril, o Teatro Académico de Gil Vicente recebe Hermitage - O Poder da Arte, um filme realizado por Michele Mally sobre o quotidiano do Museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia), remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias, com o ator Toni Servillo que guia o espectador e apresenta algumas das melhores obras de arte do mundo.

Ainda no mesmo dia é exibida a co-produção portuguesa Interdito a Cães e Italianos de Alain Ughetto. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Annecy, este filme conta a história de Luigi e os seus irmãos, que partiram da sua aldeia natal para descobrir "La Merica", a fabulosa terra onde os dólares crescem nas árvores.


O filme Dante de Pupi Avati integra também esta selecção de filmes italianos em Coimbra, um biopic sobre a vida atormentada de Dante Alighieri, desde a infância solitária até à morte no exílio, vista através dos olhos de Giovanni Boccaccio, outro gigante da literatura italiana.

No último dia da Festa em Coimbra, é apresentado o documentário Modigliani - O Pintor Maldito realizado por Valeria Parisi sobre o célebre pintor italiano. O filme desenrola-se pelos corredores de museus, enriquecido pelas obras expostas no Museu Albertina, situado em Viena, pela exposição dedicada ao artista no Museo della città, em Livorno, bem como pelos corredores da National Gallery em Washington e de outros museus pelo mundo fora.

Mais tarde é apresentado o filme Ennio, o Maestro de Giuseppe Tornatore, que recentemente estreou nas salas de cinema portuguesas, sobre o compositor Ennio Morricone.

A Festa termina com a antestreia do filme A Viagem de Papa Francisco de Gianfranco Rosi, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo e que estreou no Festival de Veneza.

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020