Notícias
Prémio do Júri 2025
O filme vencedor foi Anywhere Anytime de Milad Tangshir
O Júri da Competição Oficial da 18ª Festa do Cinema Italiano 2025 - constituído pelo cartoonista e locutor Hugo van der Ding, produtor de cinema na O Som e a Fúria Luís Urbano, e programador e atual diretor da Locarno Pro Markus Duffner -, atribuíu o Prémio do Júri a Anytime, Anywhere, de Milad Tangshir (Itália, 2024), a história de Issa, um jovem imigrante clandestino e a sua luta para sobreviver em Torino, numa narrativa crua e poderosa, que remete para o neorrealismo clássico de Ladrões de Bicicletas, numa versão moderna e comovente.
Nas palavras do Júri “O filme surpreendeu-nos pela forma humilde e profundamente humana com que retrata a vida tal como ela é — evocando o neorrealismo e dando visibilidade a tantas e tantos que permanecem invisíveis nas cidades.”
O realizador premiado, Milad Tanshir, partilhou: “Estou muito emocionado, e é uma grande honra saber que Anywhere Anytime venceu o prémio na Festa do Cinema Italiano, em Lisboa. É um reconhecimento muito significativo para mim e para todas as pessoas que trabalharam com dedicação e paixão neste filme, a quem aproveito para agradecer — desde os atores, à equipa técnica, à nossa produtora Vivo Film, à Young Films e à Rai Cinema, assim como à Fandango Sales, pelo trabalho que tem feito fora de Itália. Quero também agradecer ao público, ao festival e aos membros do júri, por terem dado espaço e visibilidade a este filme e a esta história. Este ano, tive a oportunidade de perceber o grande trabalho que se faz fora de Itália para promover o cinema italiano, e estou verdadeiramente grato por esta oportunidade e por este tipo de iniciativas, que permitem que as nossas histórias encontrem novos olhares e novos corações, além-fronteiras. Por isso, muito obrigado.”