Notícias
PLMJ apresenta ciclo de cinema com três exibições em destaque
Em janeiro, a cultura passa pela PLMJ. Em parceria com a Festa do Cinema Italiano, abrem o seu auditório ao cinema.
A seleção de filmes traz um olhar singular sobre os valores da PLMJ: o Impacto, a Diversidade, a Empatia e a Coragem e Inconformismo.
Três segundas-feiras, três filmes imperdíveis!
As sessões de cinema na PLMJ são abertas ao público, de modo a que o espaço, que está integrado num edifício icónico de Lisboa, seja cada vez mais um ponto de passagem obrigatório na programação cultural da cidade.
Exibições:
Segunda-feira, 15 de janeiro, 19h00
OS PASSAGEIROS DA NOITE
Confirmação de presença, aqui.
Segunda-feira, 22 de janeiro, 19h00
O WORKSHOP
Confirmação de presença, aqui.
Segunda-feira, 29 de janeiro, 19h00
QUEM ESCREVERÁ A NOSSA HISTÓRIA
Confirmação de presença, aqui.
OS PASSAGEIROS DA NOITE
Título Original: Les Passagers de la Nuit
Realização: Mikhaël Hers
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita
França | 2022 | 111 min. | Drama | Classificação Etária M/14
Paris, anos 80. Elisabeth acaba de ser abandonada pelo marido e tem de assegurar o quotidiano dos seus dois adolescentes, Matthias e Judith. Encontra um emprego num programa de rádio noturno, onde conhece Talulah, uma rapariga desapaixonada que acolhe sob a sua asa. Talulah descobre o calor de um lar e Matthias descobre a possibilidade de um primeiro amor, enquanto Elisabeth define o seu caminho, talvez pela primeira vez.
O WORKSHOP
Título Original: L’Atelier
Realização: Laurent Cantet
Elenco: Marina Foïs, Matthieu Lucci, Florian Beaujean, Mamadou Doumbia, Mélissa Guilbert
França | 2017 | 114 min. | Drama | Classificação Etária M/12
É Verão em La Ciotat, uma cidade costeira próxima de Marselha (França). Um grupo de jovens inicia um curso de escrita criativa com a célebre Olivia Dejazet. Entre eles está Antoine, um rapaz revoltado, de origem humilde, que ali se encontra a contragosto. A ideia do curso é desenvolver entre eles um romance policial que inclua aspectos da cidade e da comunidade em que cada um se insere. Mas quando, num rasgo de inspiração, Antoine apresenta à turma um texto de teor racista, vê-se imediatamente ostracizado por todos os outros. Olivia, apesar de desagradada com o tema, vê nessas palavras um pedido de ajuda e interessa-se pelo rapaz.
Com realização do multipremiado cineasta Laurent Cantet (“Recursos Humanos”, “A Turma”, “Foxfire – Raposas de Fogo”, “Regresso a Ítaca”), que escreve o argumento em conjunto com o seu colaborador habitual Robin Campillo, um filme que analisa a multiculturalidade francesa e as suas dicotomias.
QUEM ESCREVERÁ A NOSSA HISTÓRIA
Título Original: Who Will Write Our History
Realização: Roberta Grossman
Elenco: Joan Allen, Adrien Brody, Jowita Budnik, Piotr Glowacki, Karolina Gruszka, Wojciech Zielinski
EUA | 2018 | 95 min. | Documentário | Classificação Etária M/12
Em Novembro de 1940, dias depois de os Nazis terem fechado 450.000 judeus no Gueto de Varsóvia, um grupo secreto de jornalistas, académicos e líderes da comunidade decidiram ripostar. Liderado pelo historiador Emanuel Ringelblum e conhecido pelo nome de código Oyneg Shabes, este grupo clandestino prometeu derrotar as mentiras e propaganda nazi, não com armas ou punhos, mas com papel e caneta. Agora, e pela primeira vez, a sua história é contada num documentário. Escrito, produzido e realizado por Roberta Grossman e produzido por Nancy Spielberg, “Quem escreverá a nossa história” combina os escritos de arquivo de Oyneg Shabes com novas entrevistas, imagens praticamente inéditas e dramatizações impressionantes, que nos transportam para o Gueto e para as vidas destes corajosos lutadores da resistência. Desafiaram o seu inimigo homicida com a arma derradeira – a verdade – e arriscaram tudo para que o seu arquivo sobrevivesse à guerra, ainda que os próprios não tenham sobrevivido.