Notícias

21.09.2023

Festa do Cinema Italiano pela primeira vez em Oeiras

Nos dias 4, 5, 7 e 8 de outubro, o Auditório Municipal Eunice Muñoz recebe oito destaques do cinema italiano, duas sessões para escolas e ainda uma oficina cinéfila a pensar nos mais novos.

A primeira edição da Festa do Cinema Italiano em Oeiras arranca dia 4 de outubro. A sessão de abertura realiza-se às 21h30, com Toni Servillo em destaque: A Estranha Comédia da Vida, uma comédia que dá a conhecer Sebastiano e Onofrio, dois cangalheiros sicilianos, que resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa. Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar "Seis Personagens à Procura de Um Autor", uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo.


No segundo dia do evento, 5 de outubro, às 15h00, entramos no género documental, com Pompeia - A Cidade do Pecado para conhecer esta lenda, destruída, perdida e descoberta. A atriz Isabella Rossellini é a anfitriã desta viagem através de Pompeia, que capta um instantâneo da vida quotidiana de uma cidade congelada no tempo, depois da erupção do Vesúvio no ano de 79 d.C.Um documentário sobre um dos lugares arqueológicos mais famosos e misteriosos do mundo.


Chegamos ao fim de mais uma noite de cinema italiano com Grazie Ragazzi, às 21h30. Conhecemos um ator que vive da dobragem de filmes porno e aceita uma inesperada proposta profissional, seguindo-se uma história de renascimento pessoal e colectivo. Grazie Ragazzi, de Riccardo Milani, é um remake de "Un triomphe" de Emmanuel Courcol, ele próprio baseado na história verídica do ator sueco Jan Jonson, que encenou “À Espera de Godot” de Beckett com um grupo de prisioneiros, e conhece o espaço prisional como lugar de transformação e oportunidade. Um lugar de existência, muito para além da espera.


Saltamos para dia 7. No penúltimo dia da Festa do Cinema Italiano veremos, às 15h00, o documentário de arte Frida - Viva la Vida. Um filme que destaca as duas almas de Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas.


Às 18h00, damos lugar ao cinema de animação. Interdito a Cães e Italianos retrata a luta da família Ughetto, que abandona Itália por uma vida melhor. Transcendendo todas as provações, encontrarão em França o seu porto seguro.


O título da noite é As Oito Montanhas. O novo filme de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch conta-nos a história de Pietro e Bruno, dois homens cuja infância foi partilhada numa aldeia remota dos Alpes italianos.Visualmente extasiante e interpretado por dois dos mais prolíficos atores do cinema italiano atual, Luca Marinelli e Alessandro Borghi, chega-nos uma obra que investiga e exacerba de forma primorosa o significado da amizade verdadeira. Para ver às 21h30.


E chegámos ao último dia. Às 15h00, vamos até ao Museu Hermitage, para uma jornada visual sobre o quotidiano do espaço, remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias. Hermitage - O Poder da Arte é um documentário com autoria de Michele Mally.


Encerramos esta edição inaugural às 18h00, com o documentário de Giuseppe Tornatore, Ennio, o Maestro, um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.

Ennio Morricone é aqui celebrado através de testemunhos de Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai, Bruce Springsteen, John Williams, Clint Eastwood, Hans Zimmer e Dulce Pontes.


Os destaques da programação desta edição vão para as duas sessões especialmente programadas para as escolas - dia 4 de outubro, às 11h00, com o filme Um Beijo, de Ivan Cotroneo, e às 15h00, com o filme Bangla, de Phaim Bhuiyan - e para a secção PICCOLINI, um espaço dedicado aos mais novos, composto por um momento de cinema infantil, seguido de Oficina.


Propomos uma sessão de cinema encantada, O Pequeno Mundo de Leo, em parceria com o PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa. Uma introdução ao trabalho de Giulio Gianini, um dos mestres do cinema de animação, autor de grandes obras-primas realizadas com a técnica de stop motion, e do autor Leo Lionni, criador de vários livros infantis. Os heróis desta coleção de curtas-metragens são animais que se questionam e filosofam. Cinco fábulas poéticas com desenhos magníficos, adaptadas dos livros do ilustrador Leo Lionni, que maravilham os mais pequenos e fazem sorrir os crescidos. Dos 3 aos 7 anos.


Após a sessão, Francesca Casolino dinamiza uma Oficina inspirada nas personagens e no imaginário de Leo Lionni. Os participantes irão construir os seus próprios animais com recurso a vários materiais.



A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso e pela Risi Film e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Oeiras.



Festa do Cinema Italiano, uma viagem que não se esquece.



Bilhetes à venda brevemente nos postos municipais e na rede Ticketline, aqui.

Preço único: 2,50€


Local do evento:

Auditório Municipal Eunice Muñoz

Rua Mestre Aviz 2780-225, Oeiras

+351 214 408 411

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, IP
Be IT.

Patrocinadores

Vespa

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Co-produção: Cidades

Município de Santa Cruz da Graciosa
Cross-over Associação Intercultural Azores
CCIF - Centro Cultural e de Investigação do Funchal
Município do Funchal
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Angra do Heroísmo Câmara Municipal
Embaixada de Itália em Luanda
Roma Italia Expo 2030
Settimana della Lingua Italiana nel Mondo
Camões
Cine Clube do Barreiro
Câmara Municipal de Beja
Município Vila Velha de Rodão
Casa das Artes e DR Cultura Norte
Cineclube do Porto
Soir Joaquim António d'Aguiar

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Carris

Guia Oficial Rota dos Sabores

Zomato

Apoio a Eventos Paralelos

A'Paranza
Stand Up

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020