Notícias

11.10.2022

Festa do Cinema Italiano nos Açores em Angra do Heroísmo

A Festa do Cinema Italiano regressa aos Açores e realiza-se no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo de 27 a 30 de Outubro.

Além das novidades e antestreias deste ano, a Festa leva aos Açores um “clássico” do cinema italiano, um documentário sobre arte do ciclo A Grande Arte no Cinema, e os filmes com maior êxito de bilheteira em Itália, nos últimos anos. 


O programa começa na Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, no dia 27 de Outubro, com o filme Hermitage - O Poder da Arte, de Michele Mally. Uma bela jornada visual sobre o quotidiano do magnífico Museu Hermitage, remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias. E Uma Livraria em Paris, de Sergio Castellitto, uma história íntima, poética e tocante, escrita pelo maestro do cinema italiano Ettore Scola.


No dia seguinte, a programação começa dedicado à arte com Frida - Viva la Vida, de Giovanni Troilo. Um documentário que destaca as duas almas de Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas. E ainda, On Our Watch, de Pif, uma comédia original com um olhar crítico sobre o excesso de poder dado à tecnologia e aos algoritmos informáticos que marcam cada vez mais o ritmo da nossa vida.


No dia 29 de Outubro, Das Profundezas, de Michelangelo Frammartino que recebeu o prémio especial do júri no 78º Festival de Veneza, é uma maravilhosa meditação sobre a curiosidade fundamental de compreender as profundezas incognoscíveis do mundo natural; e 'Super-Heróis' de Paolo Genovese (o realizador de "Amigos Amigos Telemóveis À Parte"), um drama-comédia sentimental sobre casais e o efeito da passagem do tempo nas relações, que coloca uma questão simples mas profunda: que superpoderes é preciso ter para amar alguém a vida toda?


Encerra esta edição em Angra do Heroísmo um clássico do cinema italiano: Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini. Um retrato neorealista de martírio maternal que marca uma transição na filmografia inicial do subversivo Pasolini. E ainda, Os Predadores, de Pietro Castellitto,  uma das grandes comédias italianas com um elenco de actores de uma competência irrepreensível.


O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Câmara Municipal  e do CCC de Angra do Heroísmo.

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa