Notícias

31.08.2022

Festa do Cinema Italiano no Funchal

A Festa do Cinema Italiano, apoiado pela Câmara Municipal do Funchal e organizado pela Associação II Sorpasso, volta ao Teatro Municipal Baltazar Dias, entre os dias 22 a 25 de setembro.

Na 15ª edição deste evento, a Festa regressa com uma programação diversificada, com filmes de novos realizadores e nomes consagrados, clássicos da cinematografia transalpina, antestreias, ficções e documentários.


No dia 22 será exibido “Malizia”, de Salvatore Samperi (1973), às 16 horas, “Contos de um verão negro” de Fábio e Damiano D’Innocenzo (2020), às 18 horas, e “Uma livraria em Paris” de Sergio Castellitto (2021), às 21 horas. O dia 23 conta com “Rei Édipo” de Pier Paolo Pasolini (1967), às 16 horas, “Eu Leonardo” de Jesus Garces Lambert (2019), às 18 horas, e “Os Predadores” de Pietro Castellitto (2020), às 21 horas.


No dia 24 será projetado o “Manual de sobrevivência para pais” de Giuseppe Bonito, às 16 horas, “Accattone” de Pier Paolo Pasolini, às 18 horas, e “As coisas que nos fazem felizes” de Gabriele Muccino, às 21 horas. No dia 25, a Festa terminará com “Modigliani – O Pintor Maldito” de Valeria Parisi, às 16 horas, “Mamma Roma” de Pier Paolo Pasolini, às 18 horas, e “Era uma vez a máfia” de Franco Maresco, às 21 horas.



Este evento é o acontecimento com mais destaque para a cultura italiana em Portugal e um dos festivais cinematográficos mais estimados do país. Desde 2008, a Festa do Cinema Italiano tem como objetivo criar um encontro de descoberta das culturas dos dois países. Este evento ampliou a sua presença a nível internacional, tendo estendido a sua programação a países como Moçambique, Angola e Brasil.


A 15ª Festa do Cinema Italiano tem diversas faixas etárias, consoante o filme apresentado.


Os seus bilhetes custam 5 euros e poderá adquirir os bilhetes na bilheteira do teatro ou online, na ticketline.


Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020