Notícias

24.11.2021

Festa do Cinema Italiano em Maputo

Festa do Cinema Italiano realiza-se em Maputo, Moçambique, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, com entrada gratuita, no Cine-teatro Scala. 


O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Lisboa, Embaixada de Itália em Maputo e o Instituto Italiano de Cultura. Conta também com a colaboração do Cine-teatro Scala. 

Programação: 


30 Novembro | 18h30

MEDITERRANEO
Gabriele Salvatores, Itália, 1991,  100', comédia -  LEG.PT
com:  Diego Abatantuono, Claudio Bigagli, Giuseppe Cederna, Claudio Bisio, Gigio Alberti.

Mas, o vilarejo parece abandonado e como não tem inimigos a vista, os soldados aproveitam o tempo para relaxar um pouco. Porém, a ilha não está deserta e quando os habitantes do local percebem que os soldados são inonfensivos, saem de seus esconderijos nas montanhas para dar sequência a suas pacíficas vidas. Portanto, logo os soldados descobrem que serem deixados para trás em paradisíaca ilha grega esquecida por Deus, não é coisa tão má...

Vencedor do Oscar, em 1992 ,como Melhor Filme Estrangeiro.


1 Dezembro | 18h30

TUTTO IL MIO FOLLE AMORE
Gabriele SalvatoresItália , 2019, 97', Drama -  LEG.PT/BR
com: Giulio Pranno, Claudio Santamaria, Diego Abatantuono, Valeria Golino.

Vincent é autista, mora com a mãe e o padrasto, e não conhece o pai. O pai é Willy, um cantor bon vivant, que não tem endereço fixo, mas um dia se despenca na casa da ex-mulher e quer conhecer o filho. Só que ele não sabe que Vincent é diferente e, a partir daqui começa a jornada, não só o road movie, mas uma jornada de auto-conhecimento. Vincent  esconde-se no camião do pai e segue com ele até à Eslovênia e à Croácia. Convivendo, eles têm a oportunidade de se conhecer e de encontrar uma maneira de se comunicar.  Enquanto isso, outra jornada paralela é feita pela mãe e padrasto, que partem na procura pelo filho.


2 Dezembro | 18h30

MIO FRATELLO RINCORRE I DINOSAURI
Stefano Cipani
Itália , 2019, 98', Drama / comédia -  LEG.PT
com Alessandro Gassmann, Isabella Ragonese, Francesco Gheghi, Lorenzo Sisto

Uma comovente história de amor e crescimento, baseada no romance autobiográfico de Giacomo Mazzariol, que preserva a frescura e a ironia do texto original através de uma linguagem cinematográfica influenciada pelo melhor cinema indie americano. Jack é um rapaz italiano que vive com os seus pais Davide e Katia e as suas irmãs Chiara e Alice. Um dia recebe a notícia de que em breve terá um irmão, cujo nome será Gio. No nascimento do seu irmão mais novo, Jack e a sua família descobrem que Gio tem Síndrome de Down. Inicialmente, Jack está feliz, porque acredita que o seu irmão é uma espécie de super-herói, mas com o tempo entenderá que os seus pais o deixaram acreditar em algo muito diferente do real. 


3 Dezembro | 18h30

COSA SARÀ
Francesco Bruni
Itália , 2020, 101', Drama / comédia - LEG.PT
com Kim Rossi Stuart, Lorenza Indovina, Barbara Ronch

A vida de Bruno Salvati está em pausa. Os seus filmes nunca tiveram sucesso e os produtores temem pelo próximo projeto. 
Subitamente, Bruno é diagnosticado com mielodisplasia. Na busca incessante por um dador compatível, o pai revelará um segredo do passado, que irá acender uma nova esperança em todos. Em colaboração com o ator principal Kim Rossi Stuart, o realizador Francesco Bruni, que foi diagnosticado com a doença, assinou o argumento deste incrível drama trágico-cómico, vencedor de dois prémios David di Donatello nas categorias de melhor argumento original e melhor ator.


4 Dezembro | 18h30

ODIO L'ESTATE
Massimo Venier
Itália , 2020, 110', Comédia - LEG.PT

com Aldo Baglio, Giacomo Poretti, Giovanni Storti

Um dos maiores sucessos de bilheteira em Itália, é o filme que marca o regresso do famoso trio de comediantes de Milão. Uma comédia hilariante, cheia de coração e muita loucura.Aldo, Giovanni e Giacomo não se conhecem. Vivem as suas vidas separadamente. Um dia, encontram-se acidentalmente numa pequena ilha na costa italiana, porque, por engano, precisam de dividir a mesma casa que alugaram separadamente. O confronto é inevitável. O famoso trio de comediantes junta ao sentido de humor uma sincera dose de amizade e emoção, tornando Odio l'estate num verdadeiro antídoto contra as tristezas do presente e num hino à solidariedade e companheirismo. 

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa