Notícias
Festa do Cinema Italiano em Maputo
A Festa do Cinema Italiano realiza-se em Maputo, Moçambique, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, com entrada gratuita, no Cine-teatro Scala.
O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Lisboa, Embaixada de Itália em Maputo e o Instituto Italiano de Cultura. Conta também com a colaboração do Cine-teatro Scala.
Programação:
30 Novembro | 18h30
MEDITERRANEO
Gabriele Salvatores, Itália, 1991, 100', comédia - LEG.PT
com: Diego Abatantuono, Claudio Bigagli, Giuseppe Cederna, Claudio Bisio, Gigio Alberti.
Mas, o vilarejo parece abandonado e como não tem inimigos a vista, os soldados aproveitam o tempo para relaxar um pouco. Porém, a ilha não está deserta e quando os habitantes do local percebem que os soldados são inonfensivos, saem de seus esconderijos nas montanhas para dar sequência a suas pacíficas vidas. Portanto, logo os soldados descobrem que serem deixados para trás em paradisíaca ilha grega esquecida por Deus, não é coisa tão má...
Vencedor do Oscar, em 1992 ,como Melhor Filme Estrangeiro.
1 Dezembro | 18h30
TUTTO IL MIO FOLLE AMORE
Gabriele SalvatoresItália , 2019, 97', Drama - LEG.PT/BR
com: Giulio Pranno, Claudio Santamaria, Diego Abatantuono, Valeria Golino.
Vincent é autista, mora com a mãe e o padrasto, e não conhece o pai. O pai é Willy, um cantor bon vivant, que não tem endereço fixo, mas um dia se despenca na casa da ex-mulher e quer conhecer o filho. Só que ele não sabe que Vincent é diferente e, a partir daqui começa a jornada, não só o road movie, mas uma jornada de auto-conhecimento. Vincent esconde-se no camião do pai e segue com ele até à Eslovênia e à Croácia. Convivendo, eles têm a oportunidade de se conhecer e de encontrar uma maneira de se comunicar. Enquanto isso, outra jornada paralela é feita pela mãe e padrasto, que partem na procura pelo filho.
2 Dezembro | 18h30
MIO FRATELLO RINCORRE I DINOSAURI
Stefano Cipani
Itália , 2019, 98', Drama / comédia - LEG.PT
com Alessandro Gassmann, Isabella Ragonese, Francesco Gheghi, Lorenzo Sisto
Uma comovente história de amor e crescimento, baseada no romance autobiográfico de Giacomo Mazzariol, que preserva a frescura e a ironia do texto original através de uma linguagem cinematográfica influenciada pelo melhor cinema indie americano. Jack é um rapaz italiano que vive com os seus pais Davide e Katia e as suas irmãs Chiara e Alice. Um dia recebe a notícia de que em breve terá um irmão, cujo nome será Gio. No nascimento do seu irmão mais novo, Jack e a sua família descobrem que Gio tem Síndrome de Down. Inicialmente, Jack está feliz, porque acredita que o seu irmão é uma espécie de super-herói, mas com o tempo entenderá que os seus pais o deixaram acreditar em algo muito diferente do real.
3 Dezembro | 18h30
COSA SARÀ
Francesco Bruni
Itália , 2020, 101', Drama / comédia - LEG.PT
com Kim Rossi Stuart, Lorenza Indovina, Barbara Ronch
A vida de Bruno Salvati está em pausa. Os seus filmes nunca tiveram sucesso e os produtores temem pelo próximo projeto.
Subitamente, Bruno é diagnosticado com mielodisplasia. Na busca incessante por um dador compatível, o pai revelará um segredo do passado, que irá acender uma nova esperança em todos. Em colaboração com o ator principal Kim Rossi Stuart, o realizador Francesco Bruni, que foi diagnosticado com a doença, assinou o argumento deste incrível drama trágico-cómico, vencedor de dois prémios David di Donatello nas categorias de melhor argumento original e melhor ator.
4 Dezembro | 18h30
ODIO L'ESTATE
Massimo Venier
Itália , 2020, 110', Comédia - LEG.PT
com Aldo Baglio, Giacomo Poretti, Giovanni Storti
Um dos maiores sucessos de bilheteira em Itália, é o filme que marca o regresso do famoso trio de comediantes de Milão. Uma comédia hilariante, cheia de coração e muita loucura.Aldo, Giovanni e Giacomo não se conhecem. Vivem as suas vidas separadamente. Um dia, encontram-se acidentalmente numa pequena ilha na costa italiana, porque, por engano, precisam de dividir a mesma casa que alugaram separadamente. O confronto é inevitável. O famoso trio de comediantes junta ao sentido de humor uma sincera dose de amizade e emoção, tornando Odio l'estate num verdadeiro antídoto contra as tristezas do presente e num hino à solidariedade e companheirismo.