Notícias

15.10.2021

Eventos Paralelos

Conheça as festas, os jantares, debates, tributo à diva italiana Raffaella Carrà e muito mais que acontecem no maior evento italiano da cidade. 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “PHOTOCALL - ATRIZES DO CINEMA ITALIANO”

5 de novembro / Sociedade Nacional de Belas Artes / 17h00


A acompanhar a retrospetiva Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano, a 14a Festa do Cinema Italiano apresenta a exposição fotográfica PHOTOCALL -

Atrizes do Cinema Italiano, realizada em colaboração com o Museu de Cinema de Turim. Atrizes do cinema italiano que marcaram ao longo de um século, o cinema italiano através dos seus corpos, os rostos e representação e que se tornaram famosas no mundo inteiro. Uma viagem pela memória coletiva que vai desde os ícones do cinema mudo às estrelas de hoje.

Entrada Livre.


CINE-JANTAR

7 , 8 e 9 de Novembro / Restaurante DaLuca

A gastronomia será, como habitualmente, um dos principais convidados da Festa do Cinema Italiano. Volta o famoso Cine-Jantar, o evento que

dura três noites e que combina o cinema com o melhor da cozinha italiana. Este ano, o Cine-jantar é dedicado às trufas, especialmente trufa branca

de Alba, à cozinha e aos vinhos da região de Piemonte no âmbito da projeção do filme The Truffle Hunters, de Gregory Kershaw e Michael Dweck, produzido por Luca Guadagnino. Em colaboração com o chef Luca Salvadori dos restaurantes Il Covo e DaLuca.



FESTA ITALO DISCO - TRIBUTO A RAFFAELLA CARRÀ

6 de Novembro / Fábrica do Pão - HUB Criativo do Beato / 21h30


Uma homenagem à diva italiana Raffaella Carrà, cantora, apresentadora e atriz italiana, intérprete de êxitos como Que Dolor e Hay que venir al sur com a exibição do filme Explota, explota, de Nacho Álvarez, e a realização de uma festa temática com concertos e espetáculo burlesque. A não perder o regresso à pista de dança!

Entrada Livre.



KARAOKE ITALIANO

3 de novembro / Bar do Teatro Barraca / 21:30 às 00:00


Uma festa para descobrir o cantor ou a cantora italiana que há em nós. Uma noite para descobrir ou revisitar as melhores músicas e os grandes artistas de Itália através do microfone.

Entrada Livre.




ENCONTRO G8

7 de novembro /  Culturgest / 17h30


A 14a Festa do Cinema Italiano assinala os 20 Anos dos confrontos da Cimeira do G8 em Génova com uma mesa redonda com vários convidados e a presença em Lisboa de Nicoletta Dentico, co-presidente do Geneva Global Health Hub e do jornalista Lorenzo Guadagnucci. Uma ocasião para falar dos movimentos que surgiram à volta do G8 mas também de outras iniciativas sociais promovidas pelos jovens portugueses como a Geração à Rasca

e os atuais movimentos ambientalistas. Haverá ainda a projeção do filme Diaz - Don't Clean Up This Bloodde Daniele Vicari.

Entrada Livre.


ENCONTROS CIDADES & TURISMO

10 de novembro / Culturgest / A definir


Uma reflexão do presente com com base nos dois filmes de Andrea Segre: Molecole e Welcome Venice. O realizador estará no festival para apresentar os filmes e debater os temas abordados nos mesmos, nomeadamente o impacto do turismo de massas em Veneza e o que mudou após a era Covid.

Entrada Livre.



MASTERCLASS DIVISMO E DIVINITÀ

9 de novembro / Cinemateca Portuguesa / 18h00

Maurizio Bettini, sociólogo e escritor italiano abordará a conotação e o significado da palavra “diva" ao longo da história.

Entrada Livre.



Organização

Il Sorpasso

Patrocinador

Tvcine

Parceiros institucionais

ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, IP

Parceria estratégica / Co-produção

Cinema São Jorge

Parceiros de programação

República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Hotel Oficial

Hotel Lutecia - Smart Design Hotel Lisboa

Parceiros media

RTP

Drivers

Drivers On Demand

Seguradora Oficial

Tranquilidade Seguros

Apoios

Casa do Capitão

Co-produção: Cidades

Fundação Oriente em Timor-Leste
Plano Extraordinário - Cineclube de Tomar

Apoios à divulgação

Canal 180