Notícias

15.10.2021

Eventos Paralelos

Conheça as festas, os jantares, debates, tributo à diva italiana Raffaella Carrà e muito mais que acontecem no maior evento italiano da cidade. 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “PHOTOCALL - ATRIZES DO CINEMA ITALIANO”

5 de novembro / Sociedade Nacional de Belas Artes / 17h00


A acompanhar a retrospetiva Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano, a 14a Festa do Cinema Italiano apresenta a exposição fotográfica PHOTOCALL -

Atrizes do Cinema Italiano, realizada em colaboração com o Museu de Cinema de Turim. Atrizes do cinema italiano que marcaram ao longo de um século, o cinema italiano através dos seus corpos, os rostos e representação e que se tornaram famosas no mundo inteiro. Uma viagem pela memória coletiva que vai desde os ícones do cinema mudo às estrelas de hoje.

Entrada Livre.


CINE-JANTAR

7 , 8 e 9 de Novembro / Restaurante DaLuca

A gastronomia será, como habitualmente, um dos principais convidados da Festa do Cinema Italiano. Volta o famoso Cine-Jantar, o evento que

dura três noites e que combina o cinema com o melhor da cozinha italiana. Este ano, o Cine-jantar é dedicado às trufas, especialmente trufa branca

de Alba, à cozinha e aos vinhos da região de Piemonte no âmbito da projeção do filme The Truffle Hunters, de Gregory Kershaw e Michael Dweck, produzido por Luca Guadagnino. Em colaboração com o chef Luca Salvadori dos restaurantes Il Covo e DaLuca.



FESTA ITALO DISCO - TRIBUTO A RAFFAELLA CARRÀ

6 de Novembro / Fábrica do Pão - HUB Criativo do Beato / 21h30


Uma homenagem à diva italiana Raffaella Carrà, cantora, apresentadora e atriz italiana, intérprete de êxitos como Que Dolor e Hay que venir al sur com a exibição do filme Explota, explota, de Nacho Álvarez, e a realização de uma festa temática com concertos e espetáculo burlesque. A não perder o regresso à pista de dança!

Entrada Livre.



KARAOKE ITALIANO

3 de novembro / Bar do Teatro Barraca / 21:30 às 00:00


Uma festa para descobrir o cantor ou a cantora italiana que há em nós. Uma noite para descobrir ou revisitar as melhores músicas e os grandes artistas de Itália através do microfone.

Entrada Livre.




ENCONTRO G8

7 de novembro /  Culturgest / 17h30


A 14a Festa do Cinema Italiano assinala os 20 Anos dos confrontos da Cimeira do G8 em Génova com uma mesa redonda com vários convidados e a presença em Lisboa de Nicoletta Dentico, co-presidente do Geneva Global Health Hub e do jornalista Lorenzo Guadagnucci. Uma ocasião para falar dos movimentos que surgiram à volta do G8 mas também de outras iniciativas sociais promovidas pelos jovens portugueses como a Geração à Rasca

e os atuais movimentos ambientalistas. Haverá ainda a projeção do filme Diaz - Don't Clean Up This Bloodde Daniele Vicari.

Entrada Livre.


ENCONTROS CIDADES & TURISMO

10 de novembro / Culturgest / A definir


Uma reflexão do presente com com base nos dois filmes de Andrea Segre: Molecole e Welcome Venice. O realizador estará no festival para apresentar os filmes e debater os temas abordados nos mesmos, nomeadamente o impacto do turismo de massas em Veneza e o que mudou após a era Covid.

Entrada Livre.



MASTERCLASS DIVISMO E DIVINITÀ

9 de novembro / Cinemateca Portuguesa / 18h00

Maurizio Bettini, sociólogo e escritor italiano abordará a conotação e o significado da palavra “diva" ao longo da história.

Entrada Livre.



Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa