Notícias
Este fim-de-semana, a Festa do Cinema Italiano chega à Moita
Nos dias 6 e 7 de junho, seguimos com o principal evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura italiana - desta vez na Moita! O programa conta com 2 sessões de cinema, às 21h00, e uma oficina infantil, na tarde de sábado.
O ciclo começa com Confidência, de Daniele Luchetti, que encerrou a edição de 2024 da Festa do Cinema Italiano. O filme explora os meandros da culpa e da memória, acompanhando Pietro, um professor de liceu amado pelos seus alunos, que se apaixona por Teresa, uma antiga aluna. Num momento de intimidade, ela propõe-lhe que confiem um ao outro um segredo inconfessável e esse momento irá uni-los e persegui-los para o resto das suas vidas. Este é um filme que nos questiona e interroga profundamente sobre a natureza humana. Dia 6 de junho, às 21h00.
No dia seguinte à mesma hora, fechamos o ciclo com A Grande Ambição. Este belíssimo filme de Andrea Segre apresenta-nos Enrico Berlinguer, o muito estimado e aclamado secretário do Partido Comunista Italiano e a sua luta para encontrar a todo custo um compromisso entre as diversas e opostas forças da vida parlamentar italiana.
Às 16h00 de sábado, dia 7 de junho, os mais novos podem vir brincar e aprender algumas expressões em italiano com a cadelinha mais famosa de Itália: a Pimpa! Através dos seus livros, vamos dar a conhecer um pouco da língua Italiana a crianças dos 3 aos 7 anos. Esta é uma actividade promovida em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.
A programação completa pode ser consultada aqui.
A programação da Festa do Cinema Italiano na Moita conta com o apoio do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e da Câmara Municipal da Moita.
O festival conta ainda com o apoio institucional da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e com o patrocínio de várias entidade privadas, entre elas: o patrocinador principal BNP Paribas, a viatura oficial FIAT, os patrocinadores MAPEI e GENERALI, os mecenas PLMJ e Fundação PLMJ, e o apoio à programação pela CaixaForum+.
Festa do Cinema Italiano 2025 - Moita
6 e 7 de junho
Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
R. José Vicente, 2835-134 Baixa da Banheira
Tlf. 210 888 900
Bilheteira online: Ticketline
Bilhetes:
Normal: 3,21€
Oficina Infantil: gratuita, mediante inscrição prévia pelo telefone da bilheteira (lotação máxima: 20 crianças)