Notícias

16.04.2024

Coletivos organizam ação de sensibilização durante a sessão de “Eu, Capitão” de Matteo Garrone na Festa do Cinema Italiano

Momento pretendeu prestar solidariedade a este grupo de pessoas, que está a passar por uma situação de ameaça de despejo, no largo da Igreja dos Anjos, em Lisboa


Ontem à noite, dia 14 abril, no âmbito da Festa do Cinema Italiano, teve lugar no Cinema São Jorge a exibição do filme "Eu, Capitão" de Matteo Garrone, filme que fala sobre a travessia de dois jovens de Dakar para conseguirem chegar à Europa, em busca de uma vida melhor, como milhares de pessoas que o fazem todos os dias, muitas das quais nunca chegam à costa europeia. Esta sessão contou com a presença de um grupo de cerca de 50 pessoas migradas, que também chegaram a Portugal em busca de uma vida melhor, numa ação de sensibilização organizada em conjunto com diferentes coletivos ativistas. Esta ação teve por objetivo lançar um apelo à solidariedade e apoio a este grupo de pessoas, que está a passar por uma situação grave e urgente de ameaça de despejo, no largo da Igreja dos Anjos, em Lisboa. 

Neste momento existem necessidades básicas, como roupa, comida e medicamentos para as quais pedimos a vossa ajuda e contribuição no apoio a esta população que está numa situação extremamente vulnerável. Podem fazê-lo através de um donativo para o IBAN da associação Habita PT50 0035 0413 0004 5049 730 79 (colocando na descrição "Apoio imigrantes Anjos"), apoiando os piquetes ao longo do dia na Igreja dos Anjos e seguindo e partilhando os comunicados a serem lançados pelos coletivos. 
Da parte da Festa do Cinema Italiano, a nossa receita de bilheteira desta sessão irá reverter na totalidade para os coletivos envolvidos no apoio. Pedimos também ao nosso público para se juntar a esta rede de solidariedade. Porque a ficção deste filme é a realidade. E está a acontecer na nossa cidade.


Sigam e acompanhem o trabalho dos coletivos envolvidos:
STOP DESPEJOS

Associação Habita
Panteras Rosa
Humans Before Borders
Rede de Apoio Mútuo Lisboa
SOS Racismo
Casa do Brasil de Lisboa
Associação Diáspora sem Fronteiras
Coletivo Andorinha

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020