Notícias
Coletivos organizam ação de sensibilização durante a sessão de “Eu, Capitão” de Matteo Garrone na Festa do Cinema Italiano
Momento pretendeu prestar solidariedade a este grupo de pessoas, que está a passar por uma situação de ameaça de despejo, no largo da Igreja dos Anjos, em Lisboa
Ontem à noite, dia 14 abril, no âmbito da Festa do Cinema Italiano, teve lugar no Cinema São Jorge a exibição do filme "Eu, Capitão" de Matteo Garrone, filme que fala sobre a travessia de dois jovens de Dakar para conseguirem chegar à Europa, em busca de uma vida melhor, como milhares de pessoas que o fazem todos os dias, muitas das quais nunca chegam à costa europeia. Esta sessão contou com a presença de um grupo de cerca de 50 pessoas migradas, que também chegaram a Portugal em busca de uma vida melhor, numa ação de sensibilização organizada em conjunto com diferentes coletivos ativistas. Esta ação teve por objetivo lançar um apelo à solidariedade e apoio a este grupo de pessoas, que está a passar por uma situação grave e urgente de ameaça de despejo, no largo da Igreja dos Anjos, em Lisboa.
Neste momento existem necessidades básicas, como roupa, comida e medicamentos para as quais pedimos a vossa ajuda e contribuição no apoio a esta população que está numa situação extremamente vulnerável. Podem fazê-lo através de um donativo para o IBAN da associação Habita PT50 0035 0413 0004 5049 730 79 (colocando na descrição "Apoio imigrantes Anjos"), apoiando os piquetes ao longo do dia na Igreja dos Anjos e seguindo e partilhando os comunicados a serem lançados pelos coletivos.
Da parte da Festa do Cinema Italiano, a nossa receita de bilheteira desta sessão irá reverter na totalidade para os coletivos envolvidos no apoio. Pedimos também ao nosso público para se juntar a esta rede de solidariedade. Porque a ficção deste filme é a realidade. E está a acontecer na nossa cidade.
Sigam e acompanhem o trabalho dos coletivos envolvidos:
STOP DESPEJOS
Associação Habita
Panteras Rosa
Humans Before Borders
Rede de Apoio Mútuo Lisboa
SOS Racismo
Casa do Brasil de Lisboa
Associação Diáspora sem Fronteiras
Coletivo Andorinha