Notícias

13.04.2024

Apresentamos o júri da secção competitiva da edição 2024 da Festa!

No primeiro dia da secção competitiva da Festa, apresentamos o nosso júri composto este ano por Francesco Giai Via, João Pedro Rodrigues e Olga Roriz. Estamos confiantes que será um júri mais do que capaz para decidir qual o melhor filme da edição de 2024! Boas sessões e bons filmes.


Francesco Giai Via é diretor de festival, selecionador e programador. Integra o comité de seleção do Festival de Veneza e é scout do Venice Production Bridge. Colabora com o TorinoFilmLab desde 2015 e dirige o Carbonia Film Festival, na Sardenha. Foi diretor artístico do Annecy Cinéma Italien de 2017 a 2022. É membro da Academias de Cinema Europeu e da Academia de Cinema Italiano onde seleciona curtas.


João Pedro Rodrigues, cineasta português de renome internacional, descobriu a sua paixão pela ornitologia aos 8 anos, quando recebeu binóculos do pai. A sua obra cinematográfica explora o género e o desejo humano, do clássico ao experimental. Os seus filmes são premiados em festivais como Cannes e Berlim. Em 2016, o Centro Pompidou em Paris dedicou-lhe uma retrospetiva completa, em conjunto com João Rui Guerra da Mata.


Nascida em Viana do Castelo, Olga Roriz teve formação na Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos e no Conservatório Nacional de Lisboa. Foi bailarina e coreógrafa no Ballet Gulbenkian durante 16 anos. Em 1995, fundou a Companhia Olga Roriz, onde é diretora e coreógrafa. Com mais de 90 obras, destaca-se por peças como "Treze Gestos de um Corpo" e "Pedro e Inês". Os seus trabalhos foram apresentados em várias partes do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.
Consultem a programação da Competitiva no nosso site!

Organização

Il Sorpasso

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinador Principal

BNP Paribas

Viatura oficial

Fiat

Patrocinadores

Mapei

Mecenas

PLMJ

Apoios à programação

CaixaForum+

Parceria Estratégica

Lisboa Cultura

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros Media

RTP 2

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Transfer partner

My Air Bridge

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Apoio

Polo Cultural Gaivotas | Boavista

Apoio a Eventos Paralelos

Jardins do Bombarda

Parceiros de Programação: Cidades

Espalhafitas
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020