Notícias

17.07.2023

A Festa do Cinema Italiano regressa a Leiria!

Cinco filmes italianos, a não perder, de 4 a 6 de Setembro, no Teatro Miguel Franco.

A edição arranca às 21h30, com Toni Servillo em destaque: A Estranha Comédia da Vida, uma comédia que dá a conhecer Sebastiano e Onofrio, dois cangalheiros sicilianos, que resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa. Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar "Seis Personagens à Procura de Um Autor", uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo.


Da comédia passamos ao documentário de Arte e o segundo dia de Festa começa com Pompeia - Cidade do Pecado. Às 18h30 conheceremos esta lenda, destruída, perdida e descoberta. A atriz Isabella Rossellini é a anfitriã desta viagem através de Pompeia, que capta um instantâneo da vida quotidiana de uma cidade congelada no tempo, depois da erupção do Vesúvio no ano de 79 d.C. Do aclamado realizador Pappi Corsicato, um documentário sobre um dos lugares arqueológicos mais famosos e misteriosos do mundo.


Às 21h30 damos lugar ao cinema de animação. O multipremiado Interdito a Cães e Italianos, co-produção portuguesa, retrata a luta da família Ughetto, que abandona Itália por uma vida melhor. Transcendendo todas as provações, encontrarão em França o seu porto seguro.


No último dia desta edição, às 18h30, veremos A Viagem de Papa Francisco, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo. Com realização de Gianfranco Rosi.


A encerrar em grande, às 21h30, o documentário de Giuseppe Tornatore, Ennio, o Maestro, um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.

Ennio Morricone é aqui celebrado através de testemunhos de Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai, Bruce Springsteen, John Williams, Clint Eastwood, Hans Zimmer e Dulce Pontes.



Bilhetes à venda brevemente.


Local do evento:

Teatro Miguel Franco

R. Dr. Correia Mateus 40, 2400-137 Leiria

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020