Notícias

20.05.2022

A Festa do Cinema Italiano chega a Maputo!

A Festa do Cinema Italiano, o principal evento dedicado ao cinema italiano nos países lusófonos, estará em Maputo, Moçambique, de 7 a 11 de Junho, no Cine-Teatro Scala (Terraço). 


A entrada é gratuita.

Além das novidades e antestreias deste ano, a programação com o apoio do Roma Italia Expo 2030 terá como temática a cidade de Roma. Todos os filmes exibidos acontecem em Roma, uma das cidades italianas mais conhecidas internacionalmente. 


Programação: 


A Grande Beleza de Paolo Sorrentinoo, sobre Jep Gambardella, 65 anos, escritor e jornalista, indolente e desencantado, os olhos perpetuamente embebidos de gin tonic, assiste a um desfile de uma humanidade oca e derrotada, poderosa e deprimente. Uma fraqueza moral vertiginosa. E, no fundo, Roma, o verão. Esplêndida e indiferente. Vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrageiro em 2014. 


Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini. Segundo filme de Pasolini, com argumento original da sua autoria e uma das primeiras obras do cineasta a retratar os marginais da sociedade italiana. A partir da história melodramática de uma prostituta de Roma que tenta dar uma vida digna ao seu filho, Pasolini constrói um filme com uma extraordinária dimensão poética e social, coroado por uma das mais exímias performances de Anna Magnani. 


O Meu Nome é Jeeg Robot, de Gabriele Mainetti um dos mais surpreendentes fenómenos do cinema italiano dos últimos anos. Um filme que mistura o género fantástico com uma encenação crua e realista. 


La Dolce Vita, de Federico Fellini. Sendo o maior sucesso do cineasta italiano e o filme italiano mais popular de todos os tempos, La Dolce Vita representa um olhar à cultura do estrelato, com um protagonista no encalço do sedutor estilo de vida das ricas e glamorosas celebridades que, em plena era da sociedade do espetáculo, se exibem em Roma.


Por fim, a comédia italiana Come un gatto in tangenziale - Ritorno a Coccia di Morto, de Riccardo Milani que convida a refletir sobre as grandes questões sócio-culturais, apoiada num elenco de luxo que promete muitas gargalhadas. 



Programa completo AQUI


A entrada é gratuita mediante reserva prévia através do seguinte endereço de e-mail: associacaoscala@gmail.com


O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, em colaboração com La Cappella Underground e com o apoio da Embaixada de Itália em Maputo. 

Para mais informações contactar: ambasciata.maputo@esteri.it


Local do evento: 
Cine-Teatro Scala
Av. 25 de Setembro, Maputo, Moçambique

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa