Notícias

04.10.2021

14ª Festa do Cinema Italiano: Abertura e Encerramento

O novo filme Nanni Moretti abre a 14ª Festa do Cinema Italiano. A sessão de encerramento é realizada em parceria com o festival Olhares do Mediterrâneo 

A sessão de abertura da 14ª edição da Festa, no dia 2 de novembro, no Cinema São Jorge, é a antestreia do mais recente filme de Nanni Moretti, Tre piani (Três Andares).


Apresentado na seleção oficial do festival de Cannes, o filme foi aplaudido unanimemente pela crítica, que o considerou um dos melhores filmes do realizador italiano.


Adaptação do romance homónimo de Eshkol Nevo, Tres piani conta a história de três famílias que vivem num prédio de três andares num bairro de Roma. Durante 10 anos, as vidas de cada família são determinadas por eventos que obrigam as personagens a lidar com situações dolorosas, difíceis e inconformáveis. As escolhas que cada um faz vão determinar o curso da sua existência.
O próprio Moretti interpreta o papel de um juiz no filme e o elenco conta ainda com Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Margherita Buy, Adriano Giannini, entre outros.


Tres piani estreia nas salas portuguesas a 4 de Novembro com a distribuidora Midas Filmes.
 

 
A sessão de encerramento da Festa do Cinema Italiano em Lisboa, tem a particularidade de ser também a sessão de abertura do Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival


Os dois festivais juntam-se por uma noite, no Cinema São Jorge, para apresentar o filme Le sorelle Macaluso (As Irmãs Macaluso), terceira longa-metragem da aclamada dramaturga Emma Dante, que conta a história de cinco irmãs e como o tempo atravessa as suas relações e a forma como vivem. 


Maria, Pinuccia, Lia, Katia, Antonella. A infância, a idade adulta e a velhice de cinco irmãs nascidas e criadas num apartamento no último andar de um prédio nos arredores de Palermo. Uma casa que carrega os sinais do passar do tempo dos que cresceram e dos que ainda vivem. A história de cinco mulheres, de uma família, das que vão embora, das que ficam e das que resistem. Emma Dante, uma das mais importantes dramaturgas da sua geração, traz para a tela uma das suas obras mais aclamadas.


A sessão de encerramento acontece no dia 10 de Novembro no Cinema São Jorge. 

Organização

Il Sorpasso

Patrocinador

Tvcine

Parceiros institucionais

ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, IP

Parceria estratégica / Co-produção

Cinema São Jorge

Parceiros de programação

República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

Antena 1

Co-produção: Cidades

O Cinema Da Villa