Diabolik

Diabolik

de Marco Manetti, Antonio Manetti

15ª Edição da Festa

Itália, 2021, 133, Legendas Português, Thriller, Comédia

com Luca Marinelli, Miriam Leone, Valerio Mastandrea, Claudia Gerini

Diabolik ataca novamente! Depois da adaptação mais colorida e camp de Mario Bava, a icónica personagem regressa numa adaptação mais clássica e fiel ao universo da banda desenhada, criado pelas irmãs Angela e Luciana Giussani.

Os irmãos Mannetti dão uma nova vida ao ladrão mais fascinante e esquivo da história da banda desenhada. O popular duo de realizadores assina um thriller recheado de muita ação e mistério, construído como uma história de quadrinhos com personagens que parecem sair da caneta das irmãs Giussani. 
Com um ritmo muito próprio e discursivo, o filme de Marco e Antonio Manetti foca-se na história sombria e romântica do primeiro encontro entre Diabolik e Eva Kant num filme que é dominado pelas interpretações de Luca Marinelli e Miriam Leone.
Esta nova adaptação é uma reconstrução elegante da banda desenhada que detém um certo charme retro, não só por ir buscar a sua inspiração às histórias originais concebidas pelas irmãs Giussani mas também pela vontade de homenagear os dramas televisivos do passado, produzidos no final dos anos 50, ou filmes como “Ladrão de Casaca” de Alfred Hitchcock.

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador principal

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa