Notícias
Sem Censura - Sucessos do Cinema Italiano no pós 25 de Abril
Sem Censura - Sucessos do Cinema Italiano no pós 25 de Abril estará presente a partir de 15 de Abril, no Cine-Teatro Turim e a partir de 18 de Abril no Cinema Fernando Lopes.
Bilhetes à venda!
A gloriosa exibição, em Lisboa, de Roma Città Aperta, o grande filme italiano sobre a libertação da Itália do Nazi-fascismo, foi considerado um dos primeiros sinais do abrandamento do controlo policial da censura em Portugal e, assim, da iminente queda do regime do Estado Novo.
Com o fim definitivo do lápis azul, os cinemas puderam finalmente abrir portas e ecrãs a todo o tipo de filmes. A partir de 1975 o cinema italiano com a sua variedade de géneros, do erótico ao terror, da comédia ao policial, produziu êxitos de bilheteira estrondosos por todo o país, deixando uma marca na memória de uma geração.
Logo a seguir à revolução estrearam em Portugal 101 filmes italianos, colocando pela primeira e única vez as produções cinematográficas dos Estados Unidos em segundo lugar no ranking, com 76 filmes.
A retrospetiva Sem Censura - Sucessos do Cinema Italiano no pós 25 de Abril pretende ser uma celebração da ligação entre Itália e Portugal no que diz respeito ao cinema, à liberdade, e à liberdade para ver e fazer qualquer tipo de cinema.
A partir de 15 abril, no Cine-Teatro Turim, e a partir de 18 abril no Cinema Fernando Lopes.
FILMES
Feios, Porcos e Maus (Brutti sporchi e cattivi) 1976 - Ettore Scola
Que Viva a Revolução (Allonsanfan) 1974 - Paolo e Vittorio Taviani
Profondo Rosso 1975 - Dario Argento
Salon Kitty, O Bordel dos Nazis 1975 (Salon Kitty) - Tinto Brass
Malícia (Malizia) 1973 - Salvatore Samperi
______________________________
Bilheteira online
Sessões no Cine-Teatro Turim, aqui
Sessões no Cinema Fernando Lopes, aqui