Notícias

28.02.2025

Retrospectiva - “Antonio Pietrangeli, esse desconhecido"

Em abril e em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, apresenta-se o ciclo “Antonio Pietrangeli, esse desconhecido", uma retrospetiva integral do cineasta. 

Antonio Pietrangeli (1919-1968) foi um dos nomes mais sensíveis e perspicazes do cinema italiano, cuja obra pontua a transição entre o neorrealismo e a commedia all’italiana. Como muitos, começou na crítica de cinema e na escrita de argumentos antes de passar à ação na cadeira de realizador. A sua carreira foi marcada pela empatia e pela profundidade, destacando-se pelo seu olhar único sobre a condição humana, em particular a das mulheres, retratadas com uma rara combinação de realismo e poesia. Filmes como “Adua e le sue compagne” (1960), “La visita” (1963) e “Io la conoscevo bene” (1965) revelam a sua capacidade de explorar temas como a solidão, a emancipação feminina e as contradições da sociedade moderna, sempre com um toque de humor e ironia. A sua morte prematura, em 1968, interrompeu uma carreira brilhante, mas o seu legado permanece vivo, influenciando gerações de cineastas. Esta retrospetiva celebra a obra de um realizador que permanece ainda hoje como um cineasta bastante marginal e secreto no panorama do cinema italiano. Talvez devido à sua morte precoce aos 49 anos, vítima de um acidente, que pôs fim a uma carreira que vinha em crescendo.


RETROSPETIVA ANTONIO PIETRANGELI

De 1 a 23 de abril,  em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, apresenta-se o ciclo “Antonio Pietrangeli, esse desconhecido", uma retrospetiva integral do cineasta. Antonio Pietrangeli (1919-1968) foi um dos nomes mais sensíveis e perspicazes do cinema italiano, cuja obra pontua a transição entre o neorrealismo e a commedia all’italiana. Como muitos, começou na crítica de cinema e na escrita de argumentos antes de passar à ação na cadeira de realizador. A sua carreira foi marcada pela empatia e pela profundidade, destacando-se pelo seu olhar único sobre a condição humana, em particular a das mulheres, retratadas com uma rara combinação de realismo e poesia. Filmes como “Adua e le sue compagne” (1960), “La visita” (1963) e “Io la conoscevo bene” (1965) revelam a sua capacidade de explorar temas como a solidão, a emancipação feminina e as contradições da sociedade moderna, sempre com um toque de humor e ironia. A sua morte prematura, em 1968, interrompeu uma carreira brilhante, mas o seu legado permanece vivo, influenciando gerações de cineastas. Esta retrospetiva celebra a obra de um realizador que permanece ainda hoje como um cineasta bastante marginal e secreto no panorama do cinema italiano. Talvez devido à sua morte precoce aos 49 anos, vítima de um acidente, que pôs fim a uma carreira que vinha em crescendo.


Filmes:

Il Sole Negli Occhi (1953)
Amore di Mezzo Secolo (1954)
Lo Scapolo (1955)
Souvenir d’Italie (1957)
Nata di Marzo (1958)
Adua e le Compagne (1960)
Fantasmi di Roma (1961)
La Parmigiana (1963)
La Visita (1963)
Il Magnifico Cornuto (1964)
Io la Conoscevo Bene (1965)
Le Fate (1966)
Come, Quando, Perché (1969)


Mais informações em cinemateca.pt

Organização

Il Sorpasso

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinador Principal

BNP Paribas

Viatura oficial

Fiat

Patrocinadores

Mapei

Mecenas

PLMJ

Apoios à programação

CaixaForum+

Parceria Estratégica

Lisboa Cultura

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros Media

RTP 2

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Transfer partner

My Air Bridge

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Apoio

Polo Cultural Gaivotas | Boavista

Apoio a Eventos Paralelos

Jardins do Bombarda

Parceiros de Programação: Cidades

Espalhafitas
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020