Notícias
Primeiro fim de semana com sessões esgotadas e conversas animadas
Salas cheias e convidados presentes em várias sessões marcaram o primeiro fim de semana desta 19ª ventosa edição da Festa do Cinema Italiano.
Claudio Giovannesi, realizador de Hey Joe apresentou o seu mais recente filme em antestreia nacional na sala Manoel de Oliveira, recebendo calorosos aplausos e participando numa animada conversa com o público no final da sessão.
Emocionante a sessão sobre Trabalho, Sindicalismo e Responsabilidade Cívica que encheu o São Jorge de cinéfilos, ativistas, deputados, jornalistas e sindicalistas para a projeção do filme de Perla Sardella, Portuali e a subsequente discussão com a presença de Jose Nivoi, Miguel Duarte, Stefano Gallo e Dinis Lourenço, reforçando o espaço do festival para o debate e o pensamento crítico.
A antestreia do novo filme de Mario Martone, Fuori reuniu mais de 500 espectadores na sala Manoel de Oliveira, enquanto os filmes em competição La vita da grandi e Gioia mia registaram lotação esgotada — ainda bem que há novas sessões para quem não conseguiu lugar!
Também Buen Camino, o filme sensação que fez recorde de bilheteira em Itália, conquistou o público em Lisboa, esgotando completamente os 832 lugares disponíveis da maior sala de cinema de Lisboa.
Os realizadores da sessão Altre Visioni, estiveram este fim de semana em Lisboa para encontrar o público da festa que se demonstrou muito curioso sobre os filmes desta secção. Gianluca Matarrese apresentou GEN_ e a conversa após o filme teve de continuar no bar do São Jorge, tal foi o entusiasmo e a curiosidade gerados. Estavam também presentes as mais importantes associações portuguesas do movimento LGBTQIA+ que contribuíram para uma conversa rica e informada.
O duo Masbedo esgotou a sessão de antestreia de Arsa, filme insular que tocou os espectadores pela sensibilidade com a qual retratam a adolescência e a ilha de Stromboli.
Mas foi Alba Zari quem protagonizou um dos momentos mais marcantes do fim de semana. Após a exibição de White Lies, haviam mais de 20 mãos levantadas e uma série de perguntas exigentes e profundamente envolvidas, às quais Alba procurou responder sem se deixar levar pela emoção, tentando dar ainda mais de si — se isso ainda era possível — para além do que o próprio filme já oferece.
Entre emoções fortes e salas cheias, assim se encerrou um primeiro fim de semana marcante desta edição.