Notícias
Ópera na Tela arranca com La Forza del Destino, apresentada por Jorge Rodrigues
O ciclo Ópera na Tela, rende tributo a alguns dos mais importantes compositores da história e arranca com a projecção de La Forza del Destino no dia 12 de Abril às 18h no UCI Cinemas El Corte Inglès com apresentação de Jorge Rodrigues, Coralista do Teatro Nacional de São Carlos, anfitrião do Festival ao Largo, encenador, radialista e especialista em ópera.
Um ciclo exclusivo de filmes de ópera, oferecendo ao público a rara oportunidade de contemplar algumas das mais sublimes criações do repertório operístico italiano transpostas para a linguagem cinematográfica.
Giuseppe Verdi, pilar incontornável do melodrama oitocentista; Giacomo Puccini, cuja obra revolucionou os paradigmas do verismo e cujo centenário celebramos; e, a completar o ciclo, o filme O Boémio - Ópera à Italiana de Petr Václav permite-nos descobrir e ouvir as magníficas obras líricas de um compositor barroco, figura de destaque na música do século XVIII, admirado por Mozart e injustamente esquecido pela história: o checo Josef Mysliveček.
As projeções transportam o espectador para o coração de dois dos mais prestigiosos templos da ópera mundial – o Teatro alla Scala de Milão e o Teatro dell’Opera di Roma –, palcos que moldaram a história do género e acolheram os maiores mestres da composição lírica.
La Forza del Destino, Giuseppe Verdi
Melodrama em quatro atos, Itália, 2024, 233’
Orquestra e Coro do Teatro Alla Scala de Milão
Com: Fabrizio Beggi, Anna Netrebko, Elena Stikhina, Ludovic Tézier, Amartuvshin Enkhbat, Brian Jagde, Luciano Ganci, Vasilisa Berzhanskaya
Riccardo Chailly inaugura a temporada 2024/2025 do Teatro alla Scala com uma nova produção de La forza del destino. Composta por Giuseppe Verdi em 1862 em São Petersburgo e estreada na Scala em 1869 com a famosa Sinfonia, esta obra dramaticamente complexa explora o tema do destino, através dos conflitos e desgraças dos seus protagonistas. Conhecida por algumas das melodias mais memoráveis de Verdi. Com a encenação de Leo Muscato e um elenco de prestígio, esta nova produção promete ser um dos eventos mais aguardados da temporada.
Realização: Leo Muscato
Maestro: Riccardo Chailly
Dia 12 de Abril às 18h no UCI Cinemas El Corte Inglès. Com apresentação de Jorge Rodrigues
La Rondine, Giacomo Puccini
Comédia lírica em três atos, Itália, 2024, 160’’
Orquestra e Coro do Teatro Alla Scala de Milão
Com: Mariangela Sicilia, Rosalia Cid, Matteo Lippi, Giovanni Sala
No centenário da sua composição, Riccardo Chailly dirige La rondine, um dos títulos menos conhecidos de Puccini, que estreia no Teatro alla Scala em 2024. Inicialmente composta como opereta em 1914, a obra estreou em 1917 em Monte-Carlo após várias mudanças devido à Primeira Guerra Mundial. Caracterizada por uma melancolia angustiante e uma elegância refinada, esta nova produção conta com a encenação de Irina Brook e o talento das vozes italianas Mariangela Sicilia, Matteo Lippi e Giovanni Sala.
Realização: Irina Brook
Maestro: Riccardo Chailly
Dia 14 de Abril às 19h no UCI Cinemas El Corte Inglès. Com apresentação de Elisabetta Maino
La Traviata, Giuseppe Verdi
Ópera em três atos, Itália, 2021, 125’
Orquestra e Coro do Teatro dell' Opera de Roma
Com: Lisette Oropesa, Saimir Pirgu, Roberto Frontali, Anastasia Boldyreva, Angela Schisano, Rodrigo Ortiz, Roberto Accurso
No filme-ópera La Traviata dirigido por Mario Martone no Teatro dell' Opera di Roma, a obra-prima de Verdi mistura-se com o cinema, graças à direção musical de Daniele Gatti e à Orquestra do Teatro da Ópera de Roma. Inspirada no romance La Dame aux camélias de Dumas filho, conta a trágica paixão entre Alfredo e Violetta, marcada por sacrifícios e incompreensões. Martone renova a tradição, criando uma visão moderna e poderosa deste eterno drama verdiano.
Realização: Mario Martone
Maestro: Daniele Gatti
Dia 16 de Abril às 19h no UCI Cinemas El Corte Inglès. Com apresentação de Cátia Sousa
O Boémio - Ópera à Italiana, Péter Václav
República Checa, Itália, Eslováquia, 2022, 140’ Drama, Leg. pt
Com: Vojtech Dyk, Elena Radonicich, Barbara Ronchi, Lana Vlady, Mirko Ciccariell
A vida, a arte e os amores de Josef Mysliveček, “o Boémio”, um dos grandes nomes da música do século XVIII, mais tarde ofuscado pelo brilho intenso de Mozart.
Entre óperas deslumbrantes e palácios majestosos, o realizador recria, com base em poucos documentos e na sua imaginação, um mundo de criação e libertinagem. Com uma estética pictórica e opulenta, evocando o estilo de Garrone, o filme mergulha no esplendor e decadência de uma era marcada pela monarquia absoluta.
Em exibição diário no UCI Cinemas El Corte Inglès, de 10 a 16 de Abril