Notícias
O melhor do cinema italiano chega a Évora de 24 a 26 de maio e a Beja nos dias 28 e 29 de maio com várias obras emblemáticas
De 24 a 26 de maio a Festa do Cinema Italiano apresenta 3 filmes em Évora, no Auditório Soror Mariana, e nos dias 28 e 29 de maio em Beja, no Auditório Municipal Pax Júlia, programa 2 filmes e um cine-jantar, representando aquelas que são as principais secções da 17a edição do mais importante evento dedicado à cultura italiana.
A Festa do Cinema Italiano em Évora arranca no dia 24 de maio, às 21h30, no Auditório Soror Mariana com a apresentação de Obrigado Rapazes, obra de 2023 realizada por Riccardo Milani que acompanha um ator que vive da dobragem de filmes pornográficos aceita uma inesperada proposta
profissional, seguindo-se uma história de renascimento pessoal e colectivo. No dia seguinte, à mesma hora, é exibido Ainda Temos o Amanhã de Paola Cortellesi, Prémio do Público para Melhor Filme na Festa do Cinema Italiano 2024 e o maior sucesso de bilheteira em Itália de 2023, chegando mesmo a superar o blockbuster "Barbie". O filme é uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade. Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia (intepretada pela própria realizadora), esposa de Ivano e mãe de três filhos, que ganha coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor. Ainda Temos o Amanhã é neste momento o 9.o filme mais visto de sempre em Itália. Por fim, no dia 26 de maio é apresentado Piccolo corpo, filme realizado por Laura Samani sobre uma jovem mulher de luto que deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na montanha onde mantém a fé num milagre.
Já em Beja, a Festa do Cinema Italiano realiza-se no Pax Julia Teatro Municipal. No dia 28 de maio, às 21h30, é apresentado Ainda Temos o Amanhã de Paola Cortellesi. No dia seguinte, às 19h a Festa do Cinema Italiano despede-se de Beja com o lendário Cine-Jantar pelo Chef Sergio Zanotti, que preparará um menu que é uma verdadeira viagem aos sabores de Itália: "focaccia" de alecrim e cebolinho como entrada, almôndegas de carne com molho "ragù" à moda napolitana segundo a receita tradicional do séc. XIX, massa envolta com queijo "provola" fumado e batatas, e, como sobremesa, tarte "caprese" de chocolate e baunilha com base de farinha de amêndoa. Segue-se a exibição do filme Obrigado, Rapazes, uma história de renascimento pessoal e colectivo sobre poder da arte como ferramenta de redenção, pela lente de Riccardo Milani.
Recordar que a Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Cinecittà. Em Évora conta com o apoio do Auditório Soror Mariana e em Beja conta com o apoio da Câmara Municipal de Beja.