Notícias

22.07.2022

Miniciclo de cinema italiano celebra Leonardo da Vinci

A Arte Chegou ao Colombo” apresenta duas sessões gratuitas de cinema sobre o artista, nos dias 26 de julho e 2 de agosto, às 19h00.

Em comemoração do 570º aniversário de Leonardo da Vinci, o Centro Colombo promove um miniciclo de cinema italiano sobre o artista, integrado na exposição “Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva”. Este miniciclo tem a curadoria da Festa do Cinema Italiano em parceria com a Risi Film e apresenta dois filmes dedicados ao grande maestro da arte italiana nas salas de cinema NOS do centro.


O primeiro filme apresentado é “Eu, Leonardo”, a 26 de julho, às 19h, e conta a história do artista, como homem em todas as suas perspetivas, passando pelos principais momentos da sua história pessoal e profissional. A apresentação do filme será feita por Elisabetta Maino, historiadora de arte, arquiteta e professora de língua e cultura italiana.


A 2 de agosto, às 19h, é exibido “Leonardo 500” é um documentário da autoria de Francesco Invernizzi, realizado em comemoração dos 500
anos da morte do artista, mostra o seu trabalho e as repercussões que a obra e genialidade deste artista e dos famosos códigos Da Vinci tiveram na vida contemporânea. A introdução deste filme ficará cargo de Giovanni Saponaro, Presidente da Assembleia Geral da Hipácia e da Associação dos Investigadores italianos em Portugal.


Tendo já recebido cerca de 20 mil visitantes deste que estreou em Portugal, a 21 de junho, “Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva”, é uma exposição inédita da “A Arte Chegou ao Colombo” sobre um dos artistas mais importantes do Renascimento. A mostra gratuita está patente até 7 de agosto.


As exposições promovidas pela “A Arte Chegou ao Colombo”, 0 projeto pioneiro do centro que pretende divulgar, promover e democratizar a interação com a arte de forma gratuita e acessível a todos, já foram visitadas por mais de 1 milhão de pessoas ao longo destes mais de 10 anos.


A reserva para as sessões terão que ser feitas através do site do Colombo: colombo.pt



Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020