Notícias

23.02.2022

Imagem da 15ª Edição da Festa do Cinema Italiano

A imagem da 15ª Festa do Cinema Italiano leva-nos a um imaginário das estátuas do classicismo, do renascimento e à estética de alguns filmes de Pier Paolo Pasolini, alvo de uma retrospetiva por parte do festival, neste ano de comemoração dos 100 anos do nascimento deste autor e realizador.


A imagem da 15ª Festa do Cinema Italiano leva-nos a um imaginário das estátuas do classicismo, do renascimento e à estética de alguns filmes de Pier Paolo Pasolini, alvo de uma retrospetiva por parte do festival, neste ano de comemoração dos 100 anos do nascimento deste autor e realizador.

Para a imagem da edição deste ano da Festa do Cinema Italiano, foram fotografadas reproduções em gesso de esculturas que integram a Coleção FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, adquiridas no período da Academia Portuense de Bellas-Artes (1836 - 1911) para o apoio ao ensino, servindo o exercício da cópia.


Com fotografias da autoria de Renato Cruz Santos e design de Clara Barbacini, o festival apresenta nos seus cartazes imagens de reproduções em gesso do Torso de Belvedere, de Apolônio (meados do séc I a.C.), Escravo Morrendo, de Miguel Ângelo (c. 1510-13), Os Lutadores, obra atribuída à escola Lysippus (c. 370 BC- c. 300 BC) ou Eva depois da Queda, de Eugène Delaplanche (1869). 

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador principal

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa