Notícias

10.11.2022

Futura, ou o que está por vir estreia-se a 17 de Novembro

Depois da antestreia na 15ª edição da Festa do Cinema Italiano, a Risi Film estreia em cinema o último documentário de um coletivo de três cineastas italianos conhecidos pelo seu cinema politicamente perspicaz – Pietro Marcello (Martin Eden), Francesco Munzi (Almas Negras) e Alice Rohrwacher (O País das Maravilhas). 

No seguimento de um circuito distinto entre os melhores festivais do mundo, Cannes Film Festival, Toronto International Film Festival, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Antalya Golden Orange Film Festival e New York Film Festival,  entre tantos outros, Futura, ou o que está por vir chega às salas portuguesas a 17 de Novembro.

Futura, ou o que está por vir é uma cápsula do tempo que capta a voz de uma geração e assume-se como um arquivo de imagens para o futuro. Uma reflexão que levanta questões actuais e procura traçar o que pode ser um perfil da geração TikTok.


Seguindo as pisadas de filmes como “Comizi d'Amore” de Pier Paolo Pasolini, Futura é um retrato de Itália construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam, divididos entre as oportunidades que os cercam, o sonho do que querem ser, o medo de fracassar e as provações que esperam ultrapassar.

Com as divisões políticas de hoje, o desconforto socioeconómico, a dependência excessiva da tecnologia e a crise climática global, as conversas que eles promovem parecem particularmente urgentes. Concentrando-se nas esperanças e medos da próxima geração, Futura captura um instantâneo do que pode estar por vir.


Para mais informações: www.risifilm.pt


Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa