Notícias

07.11.2022

Festa do Cinema Italiano em Leiria

A Festa do Cinema Italiano estará em Leiria de 21 a 23 de Novembro, no Teatro Miguel Franco. 


Além das novidades e antestreias deste ano, a Festa leva a Leiria um “clássico” do cinema italiano, "Mamma Roma". 


O programa começa com "Das Profundezas", de Michelangelo Frammartino que recebeu o prémio especial do júri no 78º Festival de Veneza, é uma maravilhosa meditação sobre a curiosidade fundamental de compreender as profundezas incognoscíveis do mundo natural. 


No dia seguinte, a programação conta com o clássico "Mamma Roma", de Pier Paolo Pasolini. Um retrato neorealista de martírio maternal que marca uma transição na filmografia inicial do subversivo Pasolini. 


No último dia, 23 de Novembro, "Futura, ou o que está por vir", de  de Pietro Marcello, Francesco Munzi, e Alice Rohrwacher. Um retrato de Itália construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam, divididos entre as oportunidades que os cercam, o sonho do que querem ser, o medo de fracassar e as provações que esperam ultrapassar.


Encerra esta edição em Leiria uma visão nova do cinema italiano, "Atlas" de Niccolò Castelli, um drama maduro sobre a elaboração do luto e a relação com o outro, “Atlas” é um filme de tirar o fôlego e a segunda longa-metragem do realizador, que conta com a interpretação da atriz e cantora Matilda De Angelis.


O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e com o Teatro Miguel Franco. 

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa