Notícias
Destaques diários | Os imperdíveis de hoje
No sétimo dia de Festa, sugerimos três filmes a não perder: Il Signore delle Formiche, Margini e Alla Vita. Descubra-os aqui.
Às 19h30 rendemos-nos à presença de Tommaso Renzoni, co-argumentista de Margini.
Primeira longa-metragem de Niccolò Falsetti, Margini venceu o Prémio do Público no Festival de Veneza e é exibido esta terça-feira no Cinema São Jorge. Idade, prioridades, mentalidades em conflito e o poder incontestável da união são alguns dos temas explorados em Margini, que nos leva ao verão de 2008, testemunhar a maior oportunidade de sucesso de uma banda de punk e hardcore.
Às 21h30 veremos Il signore delle formiche, um título sobre o intelectual italiano Aldo Braibanti, que nos anos 60 é condenado por envolvimento sexual com um dos seus jovens alunos. A propósito do seu filme, o realizador Gianni Amelio afirma: «Por detrás de uma fachada permissiva, os preconceitos existem e perduram, gerando ódio e desprezo por qualquer pessoa que seja "diferente"».
Il signore delle formiche volta a ser exibido no dia 6, às 22h, também no Cinema São Jorge, e é o filme que abre a programação da Festa do Cinema Italiano em Almada, contando com uma projecção às 21h, no Auditório Fernando Lopes Graça.
A fechar a noite, às 22h, exibiremos Alla Vita, da secção competitiva. Protagonizado por Riccardo Scamarcio, o filme tem realização de
Stéphane Freiss, que assina aqui um sensível e ponderado drama existencial sobre a tradição e o surpreendente caminho para a liberdade.