Notícias

15.04.2024

A gastronomia e o cinema italianos chegam ao Funchal, de 2 a 5 de maio, com a Festa do Cinema Italiano

De 2 a 5 de maio a Festa do Cinema Italiano regressa ao Funchal com a apresentação de uma seleção de 10 filmes e gastronomia típica. O Centro Cultural e de Investigação do Funchal torna-se a casa deste que é o mais importante evento dedicado à cultura italiana em Portugal, acolhendo 10filmes que representam as principais secções desta 17ª edição.

A Festa do Cinema Italiano arranca no dia 2 de maio às 18h, com "Piccolo corpo", filme realizado por Laura Samani sobre uma jovem mulher de luto que deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na

montanha onde mantém a fé num milagre. Às 21h é exibido "O Rapto" de Marco Bellocchio, uma obra poderosa, envolta em caridade cristã que abala as noções preconcebidas e que estreará brevemente nas salas de cinema portuguesas.


Na sexta-feira, dia 3 de maio às 18h, e em antestreia, "Disco Boy" de Giacomo Abbruzzese, filme vencedor do Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim; e às 21h, "Eu, Capitão", filme candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional sobre a intrépida viagem de dois
jovens, Seydou e Moussa, que partem de Dakar com um sonho: chegar à Europa, realizado por Matteo Garrone, que alcançou grande notoriedade internacional com obras como "Gomorra", "Dogman" ou "Pinóquio".


O sábado arranca com a projeção do clássico "Feios, Porcos e Maus" de Ettore Scola, filme de 1976 que integra o Ciclo Sem Censura e que oferece uma visão crua e realista da vida em uma família desajustada em Roma. Mais tarde, é apresentado "Obrigado Rapazes" obra de 2023 realizada por Riccardo Milani, que acompanha um ator que vive da dobragem de filmes pornográfico aceita uma inesperada proposta profissional, seguindo-se uma história de renascimento pessoal e colectivo. E, na sessão da noite, é exibido "O Boémio", de Petr Václav, um biopic sobre a vida, a arte e os amores do compositor checo Josef Mysliveček, figura de destaque na música do século XVIII.


No domingo, último dia da Festa no Funchal, é apresentado "Que Viva a Revolução", de Paolo e Vittorio Taviani, filme de 1975 que conta com o ator Marcello Mastroianni no papel principal, interpretando um preso político na Europa da Restauração, em 1816, e que acabou por ser um espelho do clima político que se vivia em Itália no início dos anos 70. Na sessão da tarde, às 18h, o público poderá ver em antestreia "O Colibri" de Francesca Archibugi, filme baseado no romance homónimo de Sandro Veronesi, vencedor do Premio Strega, sobre a história de vida de Marco Carrera, "o Beija-flor", uma vida de coincidências fatais, perdas e amor absoluto.


A Festa do Cinema Italiano no Funchal, termina com "Ainda Temos o Amanhã" de Paola Cortellesi, o maior sucesso de bilheteira em Itália de 2023, chegando mesmo a superar o blockbuster "Barbie". O filme é uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade. Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia (interpretada pela própria realizadora), esposa de Ivano e mãe de três filhos, que ganha coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor. "Ainda Temos o Amanhã" é neste momento o 9.o filme mais visto de sempre em Itália e a cantora Lady Gaga já manifestou interesse para fazer o remake norte-americano. Este é o filme de abertura da Festa do Cinema Italiano em Lisboa, que fez esgotar esta sessão três semanas antes do arranque do certame. Após esgotar a sessão de abertura, a Festa do Cinema Italiano abriu uma segunda exibição do filme, no mesmo dia, que esgotou 24 horas após a abertura da bilheteira e posteriormente uma terceira sala que esgotou em apenas 4 horas.

O melhor de Itália passa também pela sua gastronomia! No Funchal, o Chef Rui Rodrigues, responsável pelo restaurante "Ratatouille" e "Mercearia dos Avós", organiza e providencia um cardápio inteiramente dedicado à gastronomia italiana durante os 4 dias da Festa. Assim, o público além de poder contactar com o melhor do cinema italiano, poderá ter uma autêntica experiência culinária italiana na capital madeirense.

Recordar que a Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Cinecittà. No Funchal, conta com o apoio do Centro
Cultural e de Investigação do Funchal e do Município do Funchal.


Consultar programa e horários, aqui.

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020