Notícias

15.04.2024

A gastronomia e o cinema italianos chegam ao Funchal, de 2 a 5 de maio, com a Festa do Cinema Italiano

De 2 a 5 de maio a Festa do Cinema Italiano regressa ao Funchal com a apresentação de uma seleção de 10 filmes e gastronomia típica. O Centro Cultural e de Investigação do Funchal torna-se a casa deste que é o mais importante evento dedicado à cultura italiana em Portugal, acolhendo 10filmes que representam as principais secções desta 17ª edição.

A Festa do Cinema Italiano arranca no dia 2 de maio às 18h, com "Piccolo corpo", filme realizado por Laura Samani sobre uma jovem mulher de luto que deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na

montanha onde mantém a fé num milagre. Às 21h é exibido "O Rapto" de Marco Bellocchio, uma obra poderosa, envolta em caridade cristã que abala as noções preconcebidas e que estreará brevemente nas salas de cinema portuguesas.


Na sexta-feira, dia 3 de maio às 18h, e em antestreia, "Disco Boy" de Giacomo Abbruzzese, filme vencedor do Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim; e às 21h, "Eu, Capitão", filme candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional sobre a intrépida viagem de dois
jovens, Seydou e Moussa, que partem de Dakar com um sonho: chegar à Europa, realizado por Matteo Garrone, que alcançou grande notoriedade internacional com obras como "Gomorra", "Dogman" ou "Pinóquio".


O sábado arranca com a projeção do clássico "Feios, Porcos e Maus" de Ettore Scola, filme de 1976 que integra o Ciclo Sem Censura e que oferece uma visão crua e realista da vida em uma família desajustada em Roma. Mais tarde, é apresentado "Obrigado Rapazes" obra de 2023 realizada por Riccardo Milani, que acompanha um ator que vive da dobragem de filmes pornográfico aceita uma inesperada proposta profissional, seguindo-se uma história de renascimento pessoal e colectivo. E, na sessão da noite, é exibido "O Boémio", de Petr Václav, um biopic sobre a vida, a arte e os amores do compositor checo Josef Mysliveček, figura de destaque na música do século XVIII.


No domingo, último dia da Festa no Funchal, é apresentado "Que Viva a Revolução", de Paolo e Vittorio Taviani, filme de 1975 que conta com o ator Marcello Mastroianni no papel principal, interpretando um preso político na Europa da Restauração, em 1816, e que acabou por ser um espelho do clima político que se vivia em Itália no início dos anos 70. Na sessão da tarde, às 18h, o público poderá ver em antestreia "O Colibri" de Francesca Archibugi, filme baseado no romance homónimo de Sandro Veronesi, vencedor do Premio Strega, sobre a história de vida de Marco Carrera, "o Beija-flor", uma vida de coincidências fatais, perdas e amor absoluto.


A Festa do Cinema Italiano no Funchal, termina com "Ainda Temos o Amanhã" de Paola Cortellesi, o maior sucesso de bilheteira em Itália de 2023, chegando mesmo a superar o blockbuster "Barbie". O filme é uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade. Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia (interpretada pela própria realizadora), esposa de Ivano e mãe de três filhos, que ganha coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor. "Ainda Temos o Amanhã" é neste momento o 9.o filme mais visto de sempre em Itália e a cantora Lady Gaga já manifestou interesse para fazer o remake norte-americano. Este é o filme de abertura da Festa do Cinema Italiano em Lisboa, que fez esgotar esta sessão três semanas antes do arranque do certame. Após esgotar a sessão de abertura, a Festa do Cinema Italiano abriu uma segunda exibição do filme, no mesmo dia, que esgotou 24 horas após a abertura da bilheteira e posteriormente uma terceira sala que esgotou em apenas 4 horas.

O melhor de Itália passa também pela sua gastronomia! No Funchal, o Chef Rui Rodrigues, responsável pelo restaurante "Ratatouille" e "Mercearia dos Avós", organiza e providencia um cardápio inteiramente dedicado à gastronomia italiana durante os 4 dias da Festa. Assim, o público além de poder contactar com o melhor do cinema italiano, poderá ter uma autêntica experiência culinária italiana na capital madeirense.

Recordar que a Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Cinecittà. No Funchal, conta com o apoio do Centro
Cultural e de Investigação do Funchal e do Município do Funchal.


Consultar programa e horários, aqui.

Organização

Il Sorpasso

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinador Principal

BNP Paribas

Viatura oficial

Fiat

Patrocinadores

Mapei

Mecenas

PLMJ

Apoios à programação

CaixaForum+

Parceria Estratégica

Lisboa Cultura

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros Media

RTP 2

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Transfer partner

My Air Bridge

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Apoio

Polo Cultural Gaivotas | Boavista

Apoio a Eventos Paralelos

Jardins do Bombarda

Parceiros de Programação: Cidades

Espalhafitas
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020