Notícias
A Festa do Cinema Italiano revela a imagem de 2025
No ano em que celebra a sua maioridade, a imagem da Festa regressa a uma solução gráfica que concilia o diálogo com o passado com a importância da continuidade no futuro.
Inspira-se assim na visão caleidoscópica e multifacetada da cidade contemporânea expressa no icónico cartaz da "Campari" de Bruno Munari.
O cartaz que Bruno Munari concebeu para a “Campari” está diretamente relacionado com a abertura do metro em Milão, inaugurado em novembro de 1964. A ideia motriz do projeto reflete uma montagem potencialmente infinita, numa interação em série modelada pelo sistema do papel de parede. Sem interrupções, num fluxo contínuo de imagens, o cartaz torna-se conciliável com o próprio sistema que representa.
O cartaz é assim, acima de tudo, um olhar caleidoscópico e curioso sobre a cidade contemporânea.
A linguagem de comunicação pensada para a edição 2025 da Festa do Cinema Italiano tira partido dos conceitos que o cartaz de Bruno Munari exprime:
- fluxo contínuo de imagens;
- movimento;
- extensibilidade;
- visão caleidoscópica.
Conceitos estes, facilmente aplicáveis ao mundo do cinema, que se tornam uma maneira eficaz de comunicar a 18ª edição em Portugal. Uma edição que marca a “maioridade” da Festa em Lisboa, conciliando o diálogo com o passado e, ao mesmo tempo, a expressão gráfica de uma solução de continuidade com o futuro.
Esta edição representa a visão caleidoscópica que a Festa tem assumido ao longo dos anos, desdobrando-se para várias cidades de Portugal e países de língua portuguesa.
A homenagem ao cartaz de 1964 de Bruno Munari é assumida na solução gráfica proposta.
Clara Barbacini
Designer da Festa do Cinema Italiano
Janeiro de 2025