Notícias
A Festa do Cinema Italiano regressa a Maputo, de 11 a 15 de junho, e pela primeira vez, realiza-se também na Beira
Estamos de volta Cine-Teatro Scala, em Maputo, de 11 a 15 de junho para o melhor do cinema italiano.
E pela primeira vez, também na Beira, na Casa do Artista, com uma exibição dia 18 de junho.
A Festa do Cinema Italiano em Maputo e na Beira é um evento de entrada gratuita.
Uma parábola pura e desprovida de retórica sobre a necessidade de assumir a responsabilidade pelos nossos actos. É este o ponto de partida de Eu, Capitão, o filme que assinala o arranque da edição de 2024 em Maputo, no Cine-Teatro Scala. O mais recente filme do mestre do cinema italiano, Matteo Garrone, é exibido dia 11 de junho, às 18h00.
No segundo dia da Festa do Cinema Italiano em Maputo, às 18h00, damos espaço a outro mestre italiano: Ennio Morricone. Através do olhar de Giuseppe Tornatore (Cinema Paraíso, 1988, Óscar de Melhor Filme Internacional), Ennio, o Maestro devolve-nos no grande ecrã um retrato profundo do compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Óscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis. Este documentário conta com testemunhos de Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai, Bruce Springsteen, John Williams, Hans Zimmer, Dulce Pontes, entre muitos outros.
Segue-se Obrigado, Rapazes, um filme de Riccardo Milani para ver dia 13, às 18h00. Um actor falido. O espaço prisional como lugar de transformação e oportunidade. Uma história de esperança. E o poder da arte como ferramenta de redenção.
Sexta-feira, dia 14, traz-nos um dos grandes filmes italianos dos últimos anos: As Oito Montanhas. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cannes de 2022, o novo filme da dupla Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch conta- nos a história de Pietro e Bruno. Um filme visualmente extasiante e interpretado por dois dos mais prolíficos actores do cinema italiano actual, Luca Marinelli e Alessandro Borghi.
O último dia da edição de 2024 em Maputo começa às 16h00, com um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano: Ainda Temos o Amanhã. Paola Cortellesi lança-se na realização com um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.
O encerramento da Festa do Cinema Italiano dá-se às 18h00 com A Estranha Comédia da Vida. Um filme protagonizado pelo grande Toni Servillo no papel de Luigi Pirandello, que perante uma debilitante crise criativa é resgatado por dois cangalheiros sicilianos.
No dia 18 de Junho a Festa segue para a Beira, onde decorrerá pela primeira vez. Para assinalar esta presença inédita, um filme-fenómeno: Ainda Temos o Amanhã é exibido às 18h00 na Casa do Artista.
____
Cine-Teatro Scala / Maputo
ENTRADA GRATUITA
Av. 25 de Setembro, Maputo,
Moçambique
MAIS INFORMAÇÕES
festadocinemaitaliano.com
culturale.maputo@esteri.it
RESERVAS
+258 82 8283990
associacaoscala@gmail.com
Casa do Artista / Beira
ENTRADA GRATUITA
Casa do Artista
BEIRA Moçambique
MAIS INFORMAÇÕES
+258 875099543