Notícias
A Festa do Cinema Italiano em Angola regressa a Luanda
De 20 a 23 de outubro, quatro dias de cinema italiano para ver no Auditório do Instituto Camões (Centro Cultural Português), em Luanda.
A Embaixada de Itália em Angola realiza, de 20 a 23 de Outubro de 2025, no Auditório do Instituto Camões (Centro Cultural Português), em Luanda, um Ciclo de Cinema Italiano integrado na XXV Semana da Língua Italiana no Mundo.
Sob o lema “Italofonia: Língua além-fronteiras”, a iniciativa, organizada em parceria com a Associação Il Sorpasso e o Instituto Camões, pretende promover a língua e a cultura italiana através da sétima arte, apresentando ao público angolano quatro produções cinematográficas contemporâneas.
O evento, que conta com a abertura do Embaixador da Itália em Angola, Marco Ricci, marca o início de uma semana dedicada à valorização da língua italiana, um património cultural que ultrapassa fronteiras, unindo povos através da arte, da história e da criatividade.
A programação prevê uma exibição diaria às 18h00, começando a 20 de outubro, segunda-feira, com O LUGAR DO TRABALHO, de Michele Riondino, filme vencedor de 5 Nastri d'Argento e 3 David di Donatello, que marca a poderosa estreia na realização do ator Michele Riondino, que narra a dura realidade da empresa siderúrgica ILVA em Taranto, sua terra natal. Em 1997, Caterino, um operário simples e rude, é recrutado pela empresa para espiar os colegas e denunciá-los. Enquanto procura uma saída para a miséria da sua vida, acaba por se ver preso num sistema perverso de controlo psicológico que o obriga a confrontar-se com a sua própria alienação e com a brutalidade do poder industrial.
A 21 de outubro, terça-feira, a comédia de sucesso UN MONDO A PARTE, de Riccardo Milani, uma comovente história de solidariedade e determinação, com Antonio Albanese e Virginia Raffaele. Michele Cortese, professor de ensino básico em Roma, tem a oportunidade de mudar-se para a pequena escola Cesidio Gentile, no coração do Parque Nacional dos Apeninos Abruzzeses. Com a ajuda da vice-diretora Agnese e dos alunos, supera as suas inseguranças e encontra um novo propósito.
No dia seguinte, 22 de outubro, quarta-feira, será exibido UN ALTRO FERRAGOSTO, de Paolo Virzì, uma comédia em que duas tribos de veraneantes e duas Itálias aparentemente inconciliáveis se reencontram para uma disputa final, que se espera definitiva. Altiero Molino, empresário digital de 26 anos, retorna a Ventotene com o marido modelo para reunir os velhos amigos do pai doente, oferecendo-lhe umas últimas férias naquele lugar querido. Contudo, encontram a ilha em ebulição com o casamento mediático de uma influencer.
A Festa termina a 23 de outubro, quinta-feira, com PARTHENOPE, de Paolo Sorrentino, uma epopeia feminina sem heroísmo, mas plena de liberdade, amor e desilusões. Entre paixões efémeras e dores que levam a recomeços, Parthenope vive Nápoles e os seus habitantes melancólicos, irónicos, inesquecíveis.
O ciclo constitui uma oportunidade para aprofundar os laços culturais e académicos entre Itália e Angola, envolvendo estudantes, académicos e todos os amantes da língua e da cultura italianas.
Consultar o calendário aqui.