Notícias
17ª edição da Festa do Cinema Italiano
A Festa do Cinema Italiano regressa para a sua 17.ª edição a 12 de abril de 2024 e realiza-se em várias cidades portuguesas.
A Festa do Cinema Italiano regressa a 12 de abril para a sua 17.ª edição com uma programação que se estende a várias cidades portuguesas, entre elas: Lisboa, Alverca, Aveiro, Setúbal, Funchal, Almada, Porto, Figueira da Foz, Lagos, Coimbra, Beja, Loulé, Barreiro, Évora, Sardoal, Penafiel, entre outras. Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e noutras salas a anunciar brevemente.
Nos meses que antecedem o festival, estão programados vários eventos de warm up, como o ciclo de cinema "Pasolini e De Bruyckere", uma organização da Festa do Cinema Italiano e da Risi Film, que se associaram ao MAC/CCB , no âmbito da programação paralela da exposição "Atravessar uma ponte em chamas", da artista belga Berlinde De Bruyckere, patente neste museu até 10 de março de 2024.
A propósito do diálogo da escultura de De Bruyckere com o cinema de Pasolini, a artista selecionou os quatro filmes que compõem este ciclo, com sessões mensais, aos sábados, entre dezembro de 2023 e março de 2024, no Centro Cultural de Belém. O próximo filme a ser exibido é Rei Édipo (1964), de Pier Paolo Pasolini, no dia 13 de janeiro de 2024, segue-se Why We Fight? (2021), de Alain Platel e Mirjam Devriendt no dia 10 de fevereiro. O ciclo termina com a exibição de Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini, no dia 2 março.
A Festa do Cinema Italiano 2024, cuja programação será anunciada brevemente, é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, eventos gastronómicos, musicais, de literatura e de arte.
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e da Cinecittà.
Fotografia: Beatriz Pequeno (2023)