O Colibri
de Francesca Archibugi
17ª Festa do Cinema Italiano 2024
Itália, França, 2022, 126’, Legendas PT, Drama
com Pierfrancesco Favino, Kasia Smutniak, Bérénice Bejo, Laura Morante
Marco Carrera é a síntese de uma masculinidade feita de indecisões e de expectativas, de um desejo de "não fazer mal" e, por conseguinte, de uma passividade de algum modo culpada -e certamente carregada de remorsos.
O Colibri é a história da vida de Marco Carrera, "o Beija-flor", uma vida de coincidências fatais, perdas e amor absoluto. Baseado no romance homónimo de Sandro Veronesi, vencedor do Premio Strega.
A vida de Marco Carrera, médico e pai de família, decorre de forma aparentemente tranquila, mas na realidade está repleta de caminhos paralelos, coincidências falhadas, oportunidades perdidas e estradas não percorridas. A sua mulher, Marina, engana-o compulsivamente e acusa-o de ter um caso com Luisa Lattes, uma mulher ítalo-francesa que conheceu na sua juventude. E tem razão, porque Marco sempre teve com Luisa uma relação nunca consumada, daquelas que a realidade não consegue contaminar, mas que alimenta um desejo obstinado e uma paixão secreta. No meio de todas as problemáticas familiares está Marco, como o colibri: bate as asas freneticamente para se manter no mesmo sítio, enquanto à sua volta o mundo e as relações mudam inevitavelmente. O Colibri é a história da força ancestral da vida, da luta árdua que todos fazemos para resistir ao que por vezes parece insuportável. Mesmo com as armas poderosas da ilusão, da felicidade e da alegria.