Stranizza d’amuri
de Giuseppe Fiorello
17ª Festa do Cinema Italiano 2024
Itália, 2023, 134’, Legendas PT, Drama
com Gabriele Pizzurro, Samuele Segreto, Fabrizia Sacchi, Simona Malato
Giuseppe Fiorello retrata uma Sicília de contrastes, tanto na paisagem única como na mentalidade das pessoas. No centro da narrativa está a pureza de uma amizade e de um amor que floresce num ambiente repleto de tradições e preconceitos.
Enquanto Gianni entrega uma encomenda a um cliente é atropelado por Nino, desencadeando uma amizade que poderá evoluir para algo mais profundo. No entanto, a Sicília rural dos anos 80 não é o lugar ideal para uma relação assim. Dedicado a Giorgio e António, vítimas do crime de Giarre em 1980, na província de Catânia, Stranizza d'amuri transporta-nos para uma jornada nostálgica e comovente. Mas não é apenas um filme sobre denúncias, mas sim um hino à vida e à liberdade de amar a si próprio, numa narrativa que nos envolve e nos emociona profundamente.
O resultado é um filme poeticamente inesperado, genuíno e comovente, que recusa escolhas fáceis e simplificações maniqueístas. Não há bons nem maus, apenas uma história de amor multidimensional capaz de desafiar um sistema de valores estabelecido.