Atlantide

Atlantide

de Yuri Ancarani

15ª Edição da Festa

Itália, 2021, 100, Legendas Português, Drama

com Daniele Barison, Jacopo Torcellan, Bianka Berényi, Maila Dabalà

Uma história de iniciação masculina, violenta e destinada ao fracasso, que explode, arrastando a cidade de Veneza para um naufrágio psicadélico. O aclamado vídeo-artista e cineasta Yuri Ancarani mostra-nos Veneza como nunca vimos antes, numa experiência visual incrível e contemporânea.

Este não é um filme sobre Veneza como um lugar de saudade, mas sobre as suas ruelas, sobre os vastos canais da lagoa. O cineasta Yuri Ancarani encontra aí a rara beleza da paisagem, habitada por um grupo de jovens cujo sentido da vida é participar em corridas de barco, vivendo num ritmo de adrenalina e ócio. Um filme com um olhar diferente sobre a juventude que perdeu o contato com o seu ambiente.

O processo criativo de “Atlantide” durou cerca de quatro anos e a história foi concebida sem guião, permitindo que o filme fosse criado durante o processo de montagem, depois de anos a observar estes jovens, e usando os seus diálogos e vivências. A energia desta obra híbrida está na sua forma e originalidade, um trabalho cinematográfico experimental próximo da esfera artística que teve a honra de competir na secção Orizzonti do 78º Festival de Veneza.

Organização

Il Sorpasso

Parceiros institucionais

Compete 2020
Compete2020
Compete2020

Patrocinador

Fiat

Patrocinadores

Tranquilidade Seguros

Parceria estratégica

EGEAC

Parceiros de programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Transportadora oficial

FEDEX

Parceiros media

RTP 2

Apoios

A Voz do Operário

Co-produção: Cidades

Câmara Municipal de Almada

Apoios à divulgação

Agenda Cultural de Lisboa