Eventos

Lisboa Sociedade Nacional de Belas Artes

24.03.2022  quinta 16.04.2022  sábado

Exposição de Fotografia 'La lunga strada di sabbia' de Paolo di Paolo

Uma história extraordinária em imagens e palavras, composta por fotografias a preto e branco de Paolo Di Paolo, muitas das quais inéditas, vídeos, material de arquivo e textos de Pier Paolo Pasolini.

Uma exposição organizada pelo Istituto Italiano di Cultura de Lisboa.

Fotografias de Paolo Di Paolo e textos de Pier Paolo Pasolini.


A exposição, curada por Silvia Di Paolo e produzida pela Fundação Sozzani de Milão  é organizada pelo  Istituto Italiano di Cultura de Lisboa, em colaboração com a Sociedade Nacional de Belas Artes e a Festa do Cinema Italiano em Portugal. Uma história extraordinária em imagens e palavras, composta por fotografias a preto e branco de Paolo Di Paolo, muitas das quais inéditas, vídeos, material de arquivo e textos de Pier Paolo Pasolini. 


O projeto nasceu como uma reportagem sobre as férias de Verão dos italianos, publicada em três capítulos na revista mensal Successo em 1959. O contexto histórico da exposição remete para o início do milagre económico, quando Itália tentava esquecer a miséria causada pela guerra e procurava um novo conceito de bem-estar. 


O escritor e fotógrafo partiram numa longa viagem de carro com a ideia de viajar ao longo da costa de Itália, de Tirreno ao Adriático, de Ventimiglia a Óstia, de Torvaianica à Sicília, de Santa Maria di Leuca a Trieste, para documentar o árduo caminho para o "progresso" e as contradições que este desencadeou. Nasceu assim uma parceria complexa e delicada entre os dois intelectuais, que se consolidou no respeito mútuo e na confiança. Pasolini procurava um mundo perdido de fantasmas literários, uma Itália que já não existia", recorda Di Paolo, "eu procurava uma Itália que olhasse para o futuro."


Cada imagem é uma história contada com cuidado  fotográfico e realismo. Embora os temas sejam maioritariamente imortalizados durante umas férias à beira-mar, muitas das fotografias contrastam com uma condição de pobreza ligada a um passado recente. Na Itália da época, biquínis e calções, símbolos da emancipação feminina, coexistem com véus escuros cheios de pesar; o contraste entre os relaxados turistas de férias, desinibidos e emancipados e a população local é muitas vezes evidente.


Uma viagem para redescobrir como era a Itália da época, para comparar sonhos, contradições, ilusões presentes e passadas, ao longo da perene estrada de areia.

Informação sobre bilhetes

Entrada livre.

Organização

Il Sorpasso

Co-financiado por

Compete 2020
Portugal 2020
União Europeia

Parceiros Institucionais

Embaixada de Itália

Patrocinadores

Tv Cine

Mecenas

PLMJ

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros de Programação: Cidades

Teatro-estúdio Ildefonso Valério
Auditório Municipal Eunice Muñoz
Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras Cultura
Oeiras Valley
Espalhafitas
Património Cultural Instituto Público

Parceiros Media

RTP 2

Hotel Oficial

Hotel Dom Pedro Lisboa

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Infraestruturas de Portugal

Guia Oficial Rota dos Sabores

Dig-in

Apoio a Eventos Paralelos

Praça
Gala Cri Cri

Programa Garantir Cultura - Ficha de projeto

Compete 2020