Eventos

Lisboa Sociedade Nacional de Belas Artes

24.03.2022  quinta 16.04.2022  sábado

Exposição de Fotografia 'La lunga strada di sabbia' de Paolo di Paolo

Uma história extraordinária em imagens e palavras, composta por fotografias a preto e branco de Paolo Di Paolo, muitas das quais inéditas, vídeos, material de arquivo e textos de Pier Paolo Pasolini.

Uma exposição organizada pelo Istituto Italiano di Cultura de Lisboa.

Fotografias de Paolo Di Paolo e textos de Pier Paolo Pasolini.


A exposição, curada por Silvia Di Paolo e produzida pela Fundação Sozzani de Milão  é organizada pelo  Istituto Italiano di Cultura de Lisboa, em colaboração com a Sociedade Nacional de Belas Artes e a Festa do Cinema Italiano em Portugal. Uma história extraordinária em imagens e palavras, composta por fotografias a preto e branco de Paolo Di Paolo, muitas das quais inéditas, vídeos, material de arquivo e textos de Pier Paolo Pasolini. 


O projeto nasceu como uma reportagem sobre as férias de Verão dos italianos, publicada em três capítulos na revista mensal Successo em 1959. O contexto histórico da exposição remete para o início do milagre económico, quando Itália tentava esquecer a miséria causada pela guerra e procurava um novo conceito de bem-estar. 


O escritor e fotógrafo partiram numa longa viagem de carro com a ideia de viajar ao longo da costa de Itália, de Tirreno ao Adriático, de Ventimiglia a Óstia, de Torvaianica à Sicília, de Santa Maria di Leuca a Trieste, para documentar o árduo caminho para o "progresso" e as contradições que este desencadeou. Nasceu assim uma parceria complexa e delicada entre os dois intelectuais, que se consolidou no respeito mútuo e na confiança. Pasolini procurava um mundo perdido de fantasmas literários, uma Itália que já não existia", recorda Di Paolo, "eu procurava uma Itália que olhasse para o futuro."


Cada imagem é uma história contada com cuidado  fotográfico e realismo. Embora os temas sejam maioritariamente imortalizados durante umas férias à beira-mar, muitas das fotografias contrastam com uma condição de pobreza ligada a um passado recente. Na Itália da época, biquínis e calções, símbolos da emancipação feminina, coexistem com véus escuros cheios de pesar; o contraste entre os relaxados turistas de férias, desinibidos e emancipados e a população local é muitas vezes evidente.


Uma viagem para redescobrir como era a Itália da época, para comparar sonhos, contradições, ilusões presentes e passadas, ao longo da perene estrada de areia.

Informação sobre bilhetes

Entrada livre.

Organização

Il Sorpasso

Parceiros Institucionais

ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, IP

Patrocinadores

Vespa

Parceria Estratégica

EGEAC

Parceiros de Programação

Cinema São Jorge
República Portuguesa

Parceiros Media

RTP 2

Restaurante Oficial

Mano a Mano

Apoios à Divulgação

Carris

Guia Oficial Rota dos Sabores

Zomato

Apoio a Eventos Paralelos

Caja - Pasta Fresca
Stand Up