Eventos
Uma conversa animada sobre cinema de animação
Interdito a Cães e Italianos de Alain Ughetto
Conversa com o realizador Alain Ughetto, o produtor Luís Correia (Ocidental Filmes) e equipa do filme Interdito a Cães e Italianos: uma coprodução portuguesa galardoada nos maiores festivais de animação internacionais.
Dia 27 de Março às 18h no Âmbito Cultural do El Corte Inglés Lisboa - Piso 6
No ano do seu centenário, e num momento de grande satisfação pela animação em Portugal, propõe-se um encontro e uma conversa sobre os bastidores e processos criativos que estão por trás deste belíssimo filme que pode ser visto ao longo desta edição da Festa do Cinema Italiano. Veja aqui o making of do trailer.
O encontro contará com a presença do realizador, do produtor e da equipa portuguesa do filme Interdito a Cães e Italianos:
Alain Ughetto (realizador do filme Interdito a Cães e Italianos)
herdou do seu pai e do seu avô um gosto pronunciado pelo DIY que infunde no seu cinema através da animação, um veículo para explorar o íntimo. Em 1985, Alain Resnais atribuiu-lhe o César de melhor curta-metragem de animação para La Boule. Em 2013, dirigiu Jasmine, na qual a sua história de amor se desenrola no tumulto de Teerão no final da década de 1970. Após uma longa maturação, regressa hoje para moldar a história do seu avô e, através dela, a de muitos imigrantes italianos.
Luís Correia, Ocidental Filmes (Produtor do filme Interdito a Cães e Italianos)
Gavião é o nome de uma aldeia localizada na encosta de uma serra de cumes rochosos, habitados por enormes Grifos. É nesta aldeia, no centro de Portugal, perto do local onde o rio Tejo atravessa as monumentais Portas de Ródão, que a Ocidental Filmes, produtora criada por Luís Correia, decidiu desenvolver o projecto Animation Farm.
Instalada numa casa senhorial centenária, Animation Farm pretende ser um centro de formação em cinema de animação, e desenvolver um pólo de produção e coprodução internacional.
Dos projectos actualmente em produção, destacamos a série de animação “Sr. Passageiro”, e a longa-metragem “Dom Fradique”, realizadas por Zepe, assim como a série televisiva “Pés na Terra”.
Em 2022, instalamos um estúdio de pós-produção de som onde foi trabalhada a longa-metragem “Interdito a Cães e Italianos”. Em colaboração com instituições académicas nacionais e internacionais, estamos igualmente a preparar um programa de acções, nomeadamente cursos de especialização, ateliers e residências artísticas. Acreditamos ter as condições ideais para a criação de um espaço de criatividade onde, a par da produção, haja lugar para a formação e experimentação.
Francisco Henriques (compositing/animação da equipa portuguesa que trabalhou no filme)
iniciou o seu percurso profissional em agências de publicidade e gabinetes de comunicação como designer gráfico. Ligou-se à pós-produção anos mais tarde, inicialmente a colaborar como modelador e animador 3D, motion designer e compositor, maioritariamente na execução de filmes de publicidade para cinema e televisão.
Na consolidação do seu trajecto, acompanhando as evoluções tecnológicas e do mercado, fez várias especializações em Modelação e Animação 3D e em Manipulação e Composição de Imagem e VFX, vindo a assumir, progressivamente, as funções de supervisor técnico, director artístico e realizador.
Nesta recentemente galardoada co-produção internacional - vencedora do European Animated Film Award (Best Feature Film) 2022, e de mais 11 prémios internacionais – em colaboração com a Ocidental Filmes, Francisco Henriques dirigiu e coordenou a equipa portuguesa de compositing.
Uma parceria entre a Festa do Cinema Italiano, o Âmbito Cultural do El Corte Inglés, a produtora Ocidental Filmes e a distribuidora Risi Film.
Informação sobre bilhetes
Entrada Livre